NOTÍCIA ANTERIOR
Santo André e Mauá oferecem programas para trabalhadores
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pacientes do Nardini terão aulas de artesanato em Oficina de Reciclagem
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/02/2013 | Cidade
Nardini realiza palestra sobre Dia Nacional da Mamografia
Nardini realiza palestra sobre Dia Nacional da Mamografia O câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres por tumor no País Crédito: Divulgação
O câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres por tumor no País Crédito: Divulgação
Representantes da Associação Viva Melhor e especialista falam sobre a mastectomia

Criado em 2008, o Dia Nacional da Mamografia (lembrado no dia 05/02) tem como objetivo principal conscientizar mulheres sobre a importância do exame que pode antecipar o diagnóstico de câncer de mama. Atualmente a doença mata cerca de 12 mil mulheres por ano no Brasil e responde a 22% dos novos casos de câncer.

Com intuito de alertar mulheres sobre a prevenção, o Hospital Dr. Radamés Nardini de Mauá traz nessa sexta-feira (08/02) a palestra de representantes da Associação Viva Melhor, formada por mulheres que já se submeteram a mastectomia. O procedimento é indicado às pacientes que necessitam retirar a mama total ou parcialmente após a evolução do tumor.

Na sequência, a psicóloga clínica Joana Bielewiez, especialista em Medicina Psicossomática e voluntária da Refema (Rede Voluntária de Combate ao Câncer de Mauá) falará sobre aspectos emocionais que interferem na recuperação da paciente após a cirurgia.

O encontro será no auditório do hospital, no segundo andar, e terá início às 14h com participação aberta ao público. Duas integrantes da Associação Viva Melhor, entre elas uma das fundadoras, darão depoimentos sobre a descoberta da doença, etapas do tratamento, importância do autoexame e diagnóstico precoce. Fundada em 1999, a entidade que funciona em Santo André fornece atendimento psicológico às pacientes, empréstimo de perucas e doação de próteses mamárias produzidas por voluntárias. As participações em palestras nas redes de Saúde dos municípios do Grande ABC já fazem parte da atuação da equipe. “Sempre que somos convidadas, nunca dissemos não. É um trabalho de formiguinha. Queremos que as mulheres repassem o que ouvem. A informação não pode ficar parada”, disse Vera Emilia Chiavelli.

Dados

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, principalmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Os dados mais atualizados sobre óbitos divulgados pelo órgão indicam que, em 2010, 12.705 brasileiras morreram em decorrência da doença. No ano passado, mais de 50 mil mulheres foram diagnosticadas com a doença no País. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que mulheres entre 40 e 69 anos de idade submetam-se ao exame de mamografia pelo menos uma vez por ano.

O câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres por tumor no País. Entre os óbitos por doenças do sexo feminino a doença perde apenas para os problemas cardiovasculares, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.