NOTÍCIA ANTERIOR
Praça das Flores recebe serviços de limpeza e pintura
PRÓXIMA NOTÍCIA
Saúde de Mauá faz ação educacional com comerciantes
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/01/2012 | Cidade
Nardini propõe ações para reduzir 10% dos custos e manter qualidade
Nardini propõe ações para reduzir 10% dos custos e manter qualidade
Hospitais gerais são organizações de alto custo e, no caso da rede pública, enfrentam desafio diário de ver esses custos crescerem com o aumento da demanda da população nem sempre acompanhada de mais verbas para financiar novos serviços. Com base nessa realidade, O Hospital Nardini-FUABC, de Mauá, deu início a um gerenciamento de custeio dos serviços de forma mais sistematizada e efetiva. O objetivo é reduzir gastos diretos e indiretos de todos os setores das áreas produtivas em no mínimo 10%, porém mantendo o nível de atendimento com qualidade, ou seja, sem prejudicar o usuário. O Nardini realiza em média 1.000 internações/mês e 800 atendimentos/dia no PS, entre as especialidades estão clínica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, psiquiatria, entre outras.

Vários estudos comprovam que é possível reduzir custos de procedimentos clínicos e cirúrgicos sem baixar a qualidade dos serviços, com ações voltadas à educação continuada, conscientização dos trabalhadores e ações preventivas. Para isso, é necessário realizar trabalho em equipe, onde todos estejam organizados e motivados para a finalidade, explica o grupo responsável pelo projeto, elaborado por Alan Rangel Alves, responsável pelo setor de custos, Thiago Paulino de Faria, assessor de Comunicação, e Livia Barudi Damasceno, enfermeira da Educação Continuada.

“O projeto tem como foco principal a redução dos gastos financeiros por setores. Desenvolver boa gestão de custos envolve não só conscientização dos profissionais, mas também consumo responsável de materiais e insumos, além de reorganização dos processos de trabalho. O resultado reverterá em posterior investimento para os próprios setores” avalia Alan Rangel. Segundo ele, em todas as áreas do hospital existe possibilidade de reduzir custos.

O primeiro passo é entender e escutar os profissionais de cada área, o que é chamado de gestão de idéias: “O profissional conhece o problema e sabe o caminho para o aprimoramento”, acrescentam Thiago Paulino e Livia Damasceno, ao esclarecerem que o trabalho vai além da redução dos custos, pois visa também implantar a mentalidade da gestão eficiente de cada setor.

O Hospital Nardini de Mauá, desde a criação, tem comprovado sua importância para a população de Mauá e moradores de cidades vizinhas como Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, seja no pronto-atendimento ou nos serviços de média complexidade. Por isso, é grande a preocupação do gestor municipal, por meio da Secretaria da Saúde, em traçar estratégias para sua reorganização administrativo-financeira, modernização da estrutura física e tecnológica, além de capacitação dos funcionários frente às novas tendências na assistência e no cuidado. O Nardini é gerido pela Fundação do ABC-OSS desde 1º de março de 2010.

Por Informações à Imprensa com Thiago Paulino
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.