NOTÍCIA ANTERIOR
Câmara de Mauá aprova projeto para adicionar R$ 35 mi à receita
PRÓXIMA NOTÍCIA
CPTR de Mauá oferece 104 oportunidades de emprego nesta semana
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/08/2015 | Cidade
Nardini promove 1º Simpósio de Gastrostomia e Jejunostomia
Nardini promove 1º Simpósio de Gastrostomia e Jejunostomia As aulas foram ministradas por profissionais da residência médica de Cirurgia Geral e Pediatria
As aulas foram ministradas por profissionais da residência médica de Cirurgia Geral e Pediatria
Médicos residentes e profissionais da rede de Saúde receberam treinamento sobre manejo de sondas alimentares

O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá organizou ontem (26/08) o 1º Simpósio de Gastrostomia e Jejunostomia do município. O encontro aconteceu no período da manhã no auditório da unidade e envolveu coordenações médicas, preceptores, residentes médicos, enfermeiros, nutricionistas, profissionais do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) do município, da Rede de Atenção Básica e do Núcleo de Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência.

A gastrostomia e jejunostomia são procedimentos cirúrgicos (ostomias) utilizados na fixação de sondas alimentares. Estas intervenções permitem criar uma comunicação entre o órgão interno e o exterior, com a finalidade principal de garantir a nutrição e até mesmo descomprimir o trato gastrointestinal. A capacitação multidisciplinar dos profissionais assistenciais tem objetivo de qualificar o aprendizado sobre o manejo das técnicas nos pacientes que perderam temporária ou definitivamente a capacidade de deglutir. Nestes casos são criados orifícios artificiais no estômago (gastrostomia) ou no intestino delgado (jejuno) – conhecido como jejunostomia. Caso os procedimentos sejam mal conduzidos, o paciente pode ter complicações como hemorragias, lesões cutâneas, infecções e até morrer.

As aulas foram ministradas por profissionais da residência médica de Cirurgia Geral, Pediatria, além de Enfermagem e Nutrição. Em geral, as equipes orientaram os profissionais sobre as técnicas no preparo do paciente nas fases pré e pós-operatório, diferenciaram tipos de sondas, critérios de utilização, expuseram vídeos dos procedimentos e abordaram contraindicações no uso das técnicas em adultos e crianças enfermas. Após as apresentações, os profissionais abriram debate sobre o tema e tiraram dúvidas sobre as técnicas.

O diretor técnico do hospital, Dr. Allison Takeo Tsuge, também coordenador do programa de residência médica de Cirurgia Geral, reforçou a importância da ação como forma de socializar o conhecimento e melhorar o nível de assistência ao usuário. “O balanço é superpositivo, foi uma grande iniciativa. No âmbito hospitalar é raro, mas há histórico maior de complicações no paciente que recebe assistência domiciliar, por isso foi tão importante a capacitação da equipe do SAD. A família nem sempre está preparada e precisa ser corretamente orientada sobre o manejo”, pondera. O objetivo da Direção Técnica do hospital é criar e fixar espaços de discussões técnicas no calendário do hospital. Entre os temas dos próximos simpósios, com datas a definir, estão as ostomias intestinais e respiratórias.

SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR - Atualmente o SAD atende cerca de 130 pacientes em Mauá. O objetivo é oferecer cuidado contextualizado com a cultura e dinâmica familiar, evitar hospitalizações e diminuir o risco de infecções. A equipe é composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social e auxiliar de enfermagem. A periodicidade das visitas domiciliares é estabelecida através do Projeto Terapêutico Singular (TPS), definido segundo avaliação das condições do paciente. Em março, o trabalho do SAD desenvolvido pelo município recebeu o Prêmio David Capistrano no XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado em Campos do Jordão.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6407 dias no ar.