NOTÍCIA ANTERIOR
Cida Maia é conduzida à presidência do PT de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Uma semana da Odebrecht Ambiental no Poupatempo Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/05/2016 | Cidade
Nardini comemora Dia Mundial de Higienização das Mãos
Nardini comemora Dia Mundial de Higienização das Mãos
Ação de conscientização teve adesão de 495 funcionários do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini durante dois dias

Mais uma vez o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini promoveu iniciativa para conscientizar seus trabalhadores quanto à importância da lavagem correta das mãos. A ação é realizada anualmente no Dia Mundial de Higienização das Mãos (5 de maio) e é organizada pela equipe da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), ligada ao Núcleo de Proteção e Vigilância. Durante dois dias (04 e 05/05) os profissionais da área fizeram abordagem próximo ao refeitório do hospital, distribuíram brindes e ensinaram todos os passos para higienização adequada. Ao todo, participaram 495 funcionários.

A equipe decorou o ambiente com o símbolo nacional da campanha, distribuiu informativos e ensinou individualmente e em grupos todos os passos para higienização segura das mãos com utilização de álcool gel. É fundamental lavar o dorso das mãos, dos dedos, embaixo das unhas e pulsos. Os exercícios são repetidos em ações aleatórias durante todo o ano, mas a campanha ajuda a reforçar os cuidados especialmente no manejo dos pacientes. "Foi muito positivo. Conseguimos abordar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, equipe de limpeza e até pacientes e acompanhantes. É importante insistir nessas ações de prevenção, pois a mão é o meio mais comum de transmissão de doenças. Todo profissional de Saúde precisa estar envolvido nesta causa", disse Fernanda Gabnai, enfermeira da CCIH.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, milhares de pessoas vão a óbito diariamente, em todo o mundo, por adquirir IRAS (Infecção Relacionada à Assistência a Saúde) - infecção adquirida durante o processo de assistência em serviços de Saúde.

Os cinco passos para lavagem adequada das mãos, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são: antes do contato com o paciente; antes da realização do procedimento asséptico; após risco de exposição a fluídos corporais e após o contato com áreas próximas ao paciente. Já as doenças mais comuns causadas por falta de higiene correta são: infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele. Segundo a Organização Mundial da Saúde, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções com o simples ato de lavar as mãos.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.