NOTÍCIA ANTERIOR
Faltosos nas três últimas eleições podem ter título cancelado, alerta TSE
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dilma freia nomeações até Congresso votar mínimo
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/02/2011 | Política
''Não há no mundo'' sistema mais moderno que o brasileiro, diz ministro
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta sexta-feira (4) que uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco, foi a "causa provável" do apagão na região Nordeste.

Ele negou que tenha ocorrido sobrecarga do sistema. "Não há no mundo nada mais moderno que o sistema [elétrico] brasileiro", disse Lobão. Segundo ele, o sistema é "bom", mas tem "falhas".

De acordo com o ministro, houve uma falha em um componente eletrônico - a cartela - que faz parte do sistema de proteção da subestação. Como consequência, a subestação foi desligada, atingindo os sistemas das usinas de Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga. "O sistema inteiro acabou se desligando como autoproteção", afirmou Lobão.

A pane atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira (3) e início da madrugada desta sexta (4). "Esses estados ficaram isolados do sistema", disse o ministro. O fornecimento de energia foi retomado durante a madrugada. Em Alagoas, isso ocorreu perto das 4h desta sexta-feira.

O ministro disse que já conversou com a presidente Dilma Rousseff a respeito do apagão no Nordeste. "Falei com ela, dando notícia do que tinha acontecido. Ela fez perguntas, pois conhece como o sistema funciona, e determinou que eu tomasse todas as providências", informou Lobão.

Explicações

Lobão concedeu entrevista coletiva nesta sexta para explicar as causas do apagão. Ele utilizou gráficos e imagens para mostrar as causas do problema.

O ministro informou que se reunirá na segunda-feira (7) no Rio com representantes do Operador Nacional do Sistema, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e de distribuidoras de energia para avaliar situação.

"Vamos ter uma radiografia completa do que ocorreu e quais providências foram tomadas", disse. Segundo ele, Dilma receberá informações sobre as causas do apagão logo após o término da reunião.

"Vamos apurar os danos e evitar que isso volte a acontecer", afirmou Lobão. O ministro disse que o sistema elétrico é "robusto e moderno", mas que podem ocorrer falhas. Segundo ele, o problema de fornecimento de energia no Nordeste pode ocorrer em qualquer país. "O nosso sistema funciona muito bem. Tem falhas. (...) Existem falhas em todos os sistemas do mundo".

Segundo explicações de Lobão e do secretário de Energia Elétrica, Ildo Grüdtner, a falha se deu por conta de um problema ao qual o sistema está sujeito. "Esta falha no sistema de proteção ocorre, não é tão frequente, mas ocorre topicamente com algum intervalo. Ora causa grandes prejuízos, como neste caso, ora ocorre sem nem ser percebido", afirmou o ministro.

Grüdtner explicou que a falha no componente eletrônico de fato ocorre e é esperada, mas o que não é "desejável" é a resposta dada pelo sistema, de desligamento de outras estações.

Falha em sistema de proteção provocou pane no NE, diz Chesf Apagão atinge parte do Nordeste Presídio em Pernambuco tem tumulto durante apagão Copa do Mundo
O ministro rejeitou a possibilidade de que o apagão ocorrido no Nordeste se repita durante a Copa do Mundo, que será realizada em 2014 no Brasil. Salvador, Recife, Fortaleza e Natal serão sedes da Copa.

"Há uma comissão criada para trabalhar permanentemente até a conclusão da Copa do Mundo", disse. "Não temos essa preocupação de que possa haver um acidente. É uma precaução. Estamos prevenidos".

Por Fábio Tito - G1, em Brasília
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.