NOTÍCIA ANTERIOR
Venda de PCs entre julho e agosto no Brasil despenca 31%, diz consultoria
PRÓXIMA NOTÍCIA
Novo app do Google leva ''timeline'' ao Gmail e dá dicas sobre e-mails
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/10/2014 | Tecnologia
Na volta do ICQ, chat em vídeo se destaca entre usuários, diz executivo
Na volta do ICQ, chat em vídeo se destaca entre usuários, diz executivo ICQ voltou e atraiu usuários antigos (Foto: Reprodução)
ICQ voltou e atraiu usuários antigos (Foto: Reprodução)
58% destes usuários usam recurso no iPhone; no Android são 40%.

Ao G1, empresa diz que não quer ser único App de comunicação.


O velho comunicador instantâneo ICQ, popular na década de 1990, voltou na forma de aplicativo para smartphones e parece que desta vez é para ficar. Foi um dos apps do gênero que mais cresceu no Brasil, principalmente durante a Copa do Mundo, realizada em junho no país, e por conta da nostalgia, com antigos usuário recuperando seus números do ICQ e reencontrando velhos amigos.

Para a empresa russa Mail.Ru, dona do ICQ, o sucesso mesmo após todos estes anos se dá por conta "da base instalada de usuários formada há 17 anos" e no "tempo para mudar equipe e a visão sobre mensageiros instantâneos e comunicação", mas principalmente pelo uso do recurso de chat em vídeo do aplicativo no iPhone e nos aparelhos com sistema Android.

Ao G1, Igor Yermakov, chefe da divisão de negócios de mensageiros instantâneos na Mail.ru Group, disse que 58% dos usuários do smartphone da Apple e 40% de quem tem um aparelho com sistema Android realizam em sua maioria chamadas em vídeo. Obviamente, eles não deixam de mandar mensagens em texto e compartilhar arquivos como fotos. "É sempre bom ver a reação emocional do seu amigo, de olhar para o seu amado, ou dizer oi para sua família quando você está longe de casa."

Ele explica que mesmo estando com um app "antigo", eles estão preparados para a forte competição do segmento que tem Facebook (WhatsApp e Messenger), Microsoft (Skype), WeChat e Line, para citar alguns, como fortes concorrentes.

"A competição é poderosa, com certeza, e o nível de qualidade é alto, mas isso é o que faz trabalhar com um aplicativo de mensagens tão interessante. Temos milhares de ideias, incluindo a capacidade aprimorada de busca", explica. "Trabalhamos também para melhorar a velocidade e conveniência, sendo que trabalhamos continuamente para tornar o aplicativo melhor: com mensagens mais rápidas, agilidade no upload de fotos, facilidade para enviar adesivos, etc. Também desenvolvemos uma tecnologia singular de chamadas de vídeo. Chamadas de vídeo com alta qualidade, gratuitas, faz do ICQ não um mensageiro competitivo, mas o melhor".

Ele não quis falar sobre quais estratégias a empresa usará para enfrentar a concorrência.

O executivo aponta que, mesmo com usuários antigos recuperando suas contas, a maioria dos usuários são novos. "Fizemos com que tanto o registro de um novo usuário quanto o resgate de contas sejam o mais fácil possível. E se um usuário cria uma nova conta, ele ou ela pode ligar com a antiga – e obter acesso à sua lista de contatos completa". Yermakov conta que muitos usuários do ICQ não gostam de passar o número do celular, mas passam o número do app para conversarem.

Por Gustavo Petró - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.