NOTÍCIA ANTERIOR
Aves entre as atrações
PRÓXIMA NOTÍCIA
Um passeio pela arquitetura
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/04/2008 | Turismo
Na rota do pinhão
Com a chegada do outono e a esperança de dias mais frios, começam a pipocar pelas cidades do Brasil as festas em alusão ao pinhão, nativo da Mata Atlântica e delicioso em diversos tipos de pratos.

A cidade de Campos do Jordão, a 194 quilômetros de São Paulo, abrigará entre os dias 24 de abril a 25 de maio a Temporada Gastronômica do Pinhão, que apresenta uma festa regional nas ruas da cidade e também ganha espaço diferenciado nos cardápios dos 19 restaurantes que têm o selo Cozinha da Montanha.

Nos bosques e montanhas de toda a região a visão das araucárias, árvore cartão-postal da cidade e que dá a pinha, fruto da árvore fêmea, é um convite ao visitante. O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo se abre.

Na Temporada Gastronômica da cidade, chefs de cozinha criaram mais de 100 receitas diferenciadas, entre saladas, pratos principais e sobremesas.

Os restaurantes que fazem parte do projeto são Araucária, Baden Baden, Baronesa Von Leithner, Bia Kaffee, Charpenter, Davos, Eco Parque Pesca na Montanha, Fondue Caramello, Hops, La Gália, Lê Capivari, Le Foyer, Lenz Gourmet, Mattherforn, Mercearia Campos, Safári Café, Spazio Di Paolo, Taberna do Leão e Vila Chã.

Turismo
As paisagens belas de Campos favorecem os passeios perto na natureza. O ar puro é só um convite a mais. O ideal desta época é aproveitar o fluxo pequeno de pessoas para apreciar tudo com calma, bem diferente da movimentação que começa no mês de junho e vai até meados de agosto.

Ideal para namorar debaixo das árvores, o Horto Florestal também é indicado para quem deseja caminhar ou correr em trilhas de florestas de araucárias e pinho bravo.

Vale reservar um tempo para passear de forma descompromissada pela Vila Capivari. Lá é possível encontrar artesanato, chocolates e muitas malhas para passar o inverno de acordo com as tendências de moda. Os preços em determinadas épocas são um pouco salgados. No entanto, se pesquisar é possível encontrar artigos de acordo com cada bolso.

Quem gosta de aventura deve aproveitar a proximidade Pedra do Baú, conjunto localizado na divisa com São Bento do Sapucaí e formado pelas pedras Bauzinho, Baú e Ana Chata, procurado para trekking, vôo livre e alpinismo.

Como há várias trilhas, o passeio pode variar entre cinco e seis horas. No entanto, é indicado contratar um guia, pois a chuva e a neblina comprometem as condições das estradas e das trilhas.

No Sul, evento em junho

O município de São Francisco de Paula, conhecido carinhosamente como São Chico, no Rio Grande do Sul, terá sua 12ª Festa Nacional do Pinhão entre os dias 11 e 15 de junho, na Sociedade Cruzeiro.

Entre as atrações do evento, já tradicional na cidade, estão exposição de artesanato, couro e malhas, além de shows de artistas locais e do Estado. Os visitantes poderão provar o pinhão cozido; assado na brasa, conhecido como sapecada de pinhão; e em diversas combinações, como bolos, tortas, pastéis, crepes, entre outros.

A Mostra de Gastronomia Serrana trará pratos tradicionais, servidos em forma de bufê, com acompanhamento de iguarias derivadas do pinhão. Além disso, a festa em São Chico distribuirá três toneladas de pinhão aos visitantes.

Passeio
A cidade de São Francisco de Paula serve de apoio para quem quer visitar a Serrra Gaúcha, mas busca um pouco mais de sossego. Além disso, é parada ideal aos que desejam fazer trilhas nos parques nacionais da Serra Geral e de Aparados da Serra, que atraem pelas paisagens monumentais. Os caminhos levam aos mais altos, extensos e surpreendentes cânions do Brasil. Uma boa dica de compra são as miniaturas de araucária para levar para casa.

Município faz 8ª festa

A cidade de Cunha, no interior de São Paulo, que surgiu com a abertura do Caminho do Ouro, por onde cruzavam no passado tropas de mulas carregadas com as riquezas das Minas Gerais, comemorará seu aniversário de 150 anos com a 8ª Festa do Pinhão, que começa amanhã e vai até o dia 4 de maio.

No período em que acontece a festa, a Praça da Matriz contará com barracas de alimentação com pratos típicos à base de pinhão, além de apresentação de musicais, como show do cantor Almir Sater, que acontece dia 20, às 23h.

Simultaneamente, Cunha será palco da Festa Gastronômica do Pinhão, que começa neste sábado e segue até o dia 25 de maio.

Iniciativa da Confraria de Pousadas de Cunha, diversos estabelecimentos oferecerão, durante os fins de semana, pratos à base de pinhão. O ingrediente estará presente desde o café-da-manhã, com pães, bolos, tortas, aperitivos, além de iguarias à base de peixe, frango, massas e carne-seca.

No dia 17 de maio, haverá ainda a Oficina Culinária do Pinhão, comandada pelo chef Cordon Bleu (prestigiada escola francesa de gastronomia) Daniel Cohen.

No bairro Paraibuna, os turistas podem conhecer a barraca da Paraibuna. Mantida pelos habitantes da comunidade local, oferece quitutes da culinária remanescente do período colonial. Dependendo do horário da visita, é possível ver uma colheita do pinhão.

Por Christiane Ferreira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.