NOTÍCIA ANTERIOR
ABCD terá novos atos contra fechamento de escolas nesta semana
PRÓXIMA NOTÍCIA
Alunos do ABCD marcam novos atos; confira as datas e os locais
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/10/2015 | Educação
Na reta final para o Enem, alunos cuidam do emocional
Na reta final para o Enem, alunos cuidam do emocional Foto: Denis Maciel/DGABC
Foto: Denis Maciel/DGABC
Faltando 11 dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), prova usada como critério de acesso a 115 instituições públicas de Ensino Superior do País, a estratégia de estudantes que passaram o ano todo se preparando para o fim de semana de avaliação, nos dias 24 e 25, é trabalhar o lado emocional. Treinar a concentração e a leitura e não deixar com que o nervosismo atrapalhe são os principais desafios.

“O nervosismo é o que mais atrapalha. Minha dica para relaxar é ouvir música, dormir bem e aproveitar os simulados para treinar também a concentração e ficar sentado por longo período”, destaca a aluna do 3º ano do Ensino Médio Beatriz Antunes, 17 anos. A jovem também dedica parte do seu pouco tempo longe dos livros à academia. “Quero fazer Medicina, então não tenho outra opção a não ser estudar”, brinca a jovem.

A preocupação da estudante com a avaliação do governo federal tem motivo, explica o diretor do cursinho pré-vestibular do Singular Anglo, Paulo Roberto de Francisco. “É uma prova cansativa e densa, mas de interpretação e com exigência de conteúdos menor do que vestibulares como a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular, principal modo de ingresso na Universidade de São Paulo)”, lembra.

O também estudante do 3º ano do Ensino Médio Bruno Eduardo Costa Sales, 17, está preocupado com a redação. Por isso, dedicou parte dos estudos à atualização sobre os principais acontecimentos do mundo desde o início do ano. “Já diminui o ritmo. Dá tempo de ler, escrever, jogar videogame e assistir séries”, observa o candidato ao curso Superior de Economia.

Conforme o diretor do cursinho pré-vestibular, o mais importante no momento da construção da redação é saber argumentar. “O examinador vai avaliar se o candidato tem bom repertório, boa escrita e poder de argumentação”, lembra.

Neste ano, o Enem recebeu 7,7 milhões de inscrições. Pela primeira vez, o cartão de confirmação do exame não será enviado pelo correio. Os candidatos devem acessar o endereço enem.inep.gov.br/participante e informar o número do CPF e senha para visualizar os dados.

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.