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DATA DA PUBLICAÇÃO 17/08/2012 | Tecnologia
Na China, smartphones baratos e poderosos desafiam a Apple
No florescente mercado de smartphones da China, que neste ano deve superar o dos Estados Unidos como o maior do mundo, diversas empresas locais pouco conhecidas estão se preparando para tirar participação de mercado da gigante norte-americana Apple e seu iPhone, por meio de modelos de baixo preço.

No mais recente desafio local ao iPhone, a Xiaomi Technology lançou na quinta-feira (16) o sucessor de seu popular modelo MiOne, ou MI. O MI2 tem especificações superiores às do iPhone 4S e está à venda por menos de metade de seu preço.

Os smartphones da Xiaomi, fundada apenas dois anos atrás, mas estimada com avaliação de mercado já superior à da Research in Motion, fabricante do BlackBerry-- se provaram tão populares que os estoques costumam se esgotar em minutos, quando eles são colocados à venda on-line.

A empresa, fundada por Lei Jun, seu presidente-executivo, anunciou no mês passado que sua receita no primeiro semestre havia chegado perto de US$ 1 bilhão, com a venda de mais de três milhões de celulares.

Espelhando a conferência anual da Apple para os criadores de software, a WWDC, na qual os fãs da companhia pagavam para ouvir Steve Jobs apresentando novos produtos, Lei cobrou 199 yuan (R$ 63) dos usuários interessados em comparecer ao lançamento do novo aparelho, em Pequim, doando os proventos para caridade. Mais de mil pessoas foram ao evento.

Embora as vendas do iPhone devam crescer na China, a participação de mercado da Apple pode se estagnar ou até cair, porque as mudanças na demografia do mercado significam que o iPhone só floresce em algumas das cidades chinesas mais ricas, dizem analistas.

O grupo de pesquisa IDC estima que em 2012, na China, smartphones com preço inferior a US$ 200 responderam por 40% dos envios, enquanto os aparelhos com preço de US$ 700 ou mais responderam por 11% do mercado.

"A faixa de preço acessível na China fica entre 800 e 1.500 yuan [R$ 245 a R$ 476]", disse Michael Clendenin, diretor-executivo da RedTech Advisors, uma consultoria de Pequim. "O 'lao bai xing', o homem das ruas, opta por esses celulares de categoria média."

Li Xing, 35, elogiando a qualidade do sinal do celular Xiaomi no evento de lançamento, disse: "Prefiro não usar a Apple porque não quero que meu celular seja um produto de luxo. É só um telefone".

O MI2, que chega ao mercado em outubro por 1.999 yuan (R$ 634) tem processador de núcleo quádruplo, câmera de oito megapixels e um sistema de comando por voz como o Siri, da Apple.

Por Folha Online - Reuters, em Xangai
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