NOTÍCIA ANTERIOR
Paraguai passa a exigir certificado de vacinação contra febre amarela
PRÓXIMA NOTÍCIA
SP confirma 60 mortes por febre amarela desde janeiro de 2017
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/01/2018 | Saúde e Ciência
Mutirão em Santo André vacina 26,2 mil pessoas
Mutirão em Santo André vacina 26,2 mil pessoas Primeiro ‘Dia D’ teve registro de filas nas portas das UBSs e espera de até uma hora pela proteção. Foto: Claudinei Plaza/DGABC
Primeiro ‘Dia D’ teve registro de filas nas portas das UBSs e espera de até uma hora pela proteção. Foto: Claudinei Plaza/DGABC
No primeiro ‘Dia D’ de vacinação contra a febre amarela, ontem, Santo André imunizou 26.204 pessoas. A ação, que integra campanha de vacinação contra a doença foi realizada em todas as 27 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, das 8h às 17h. O mutirão teve filas e reclamações de moradores que não conseguiram se proteger contra o vírus, devido à alta demanda.

Apesar de toda mobilização, a Prefeitura não alcançou a meta, que era a de aplicar 30 mil doses até o fim do dia, conforme o secretário de Saúde, Márcio Chaves. “Antecipamos um fim de semana em relação à campanha do Estado, primeiro porque já recebemos as doses suficientes e, segundo, para tranquilizar a população. Não estamos em área de risco, mas há pessoas que vão viajar no Carnaval, por isso a imunização é importante”, considera. No total, Santo André já aplicou 64.767 vacinas desde o início da campanha, na quinta-feira.

Na UBS Centro, uma das mais procuradas pela população, o tempo de espera pela vacina durava em torno de uma hora. Por volta das 15h, 250 pessoas ainda esperavam em fila para serem imunizadas. Por volta das 15h20, funcionários da unidade passaram pela fila para orientar as pessoas sobre a impossibilidade de vacinar todos até o encerramento do expediente, às 17h.

A analista contábil Karina Feitosa, 43 anos, moradora do Parque das Nações, voltou para casa frustrada. “Trabalho em Santana do Parnaíba (Região Metropolitana), perto de área de mata. Por conta do horário que entro, não consigo ir na UBS durante a semana. Se não há condições de atender todos dentro do horário, isso deve ser informado”, reclama.

O secretário da Saúde destaca, entretanto, que o caso foi pontual e por conta da alta demanda de pessoas perto do horário de encerramento. “Quando você retira as vacinas da geladeira, tem um prazo de seis horas para a aplicação. (Se) Você abre o frasco, precisa ter 50 pessoas para serem imunizadas para não perder. Com o planejamento, até as 17h, conseguimos imunizar 250 pessoas”, alega.

DIADEMA
Moradores de Diadema também puderam comparecer a todas as 20 unidades de Saúde ontem para receber vacina contra a febre amarela. Desde quinta-feira, quando teve início a campanha em toda a região, 65 mil doses foram aplicadas no município. Por lá, o diferencial é que a UBS Eldorado fica aberta durante 24 horas para imunização contra o vírus.

Até o dia 17, quando termina a campanha entre as sete cidades, a meta é vacinar 2,3 milhões de moradores, o equivalente a 84,7% da população.

Por Yara Ferraz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7720 dias no ar.