NOTÍCIA ANTERIOR
Jantar beneficente cobra R$ 5 mil por lugar à mesa
PRÓXIMA NOTÍCIA
''BBB10'' poderá ter mais dias de confinamento
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/09/2009 | Cultura
Músicos brasileiros interpretam despedida dos Beatles
Quando os Beatles posaram para a capa de Abbey Road, na esquina da rua homônima ao disco, na quente manhã londrina de 8 de agosto de 1969, já haviam desistido da união que fez a banda mudar definitivamente os parâmetros do pop. Mas apesar das brigas internas e problemas empresariais, John, Paul, George e Ringo mantiveram intacta a habilidade de produzir canções que se colocam acima do tempo, de ideologias, idiomas e estilos.

Prova disso é o lançamento dos álbuns da série Beatles'' 69. Dividido em três CDs (Discobertas, R$ 35, em média, cada), o projeto traz artistas brasileiros interpretando a última safra de composições do quarteto britânico, sob coordenação do jornalista, produtor e pesquisador musical carioca Marcelo Fróes.

"Não se trata exatamente de tributo e não houve a intenção de fazer discos para serem comparados aos que os Beatles fizeram. Foi apenas uma grande desculpa para a gente se divertir", define Fróes.

No time de participantes há medalhões da MPB (como Ivan Lins e Joyce), representantes do rock brasuca (entre eles Capital Inicial e Matanza) e estrelas ascendentes como a cantora Maria Gadú. "Todos tiveram resultados muito legais, mas a grande surpresa para mim foi o Sérgio Reis. Parece que Behind that Locked Door, do George Harrison, foi feita para ele. O arranjo de música sertaneja casou como uma luva", afirma o produtor.

Outra participação especial foi a de Milton Nascimento que graças à tecnologia realiza dueto com Elis Regina em Golden Slumbers, balada que inicia o medley formado por Carry that Weight e The End. "Queria muito que o Milton tivesse participado da homenagem que fiz aos 40 anos do Álbum Branco (2008), mas não deu porque ele estava sempre viajando. Neste ano, o convidei e lembrei para ele o disco em que a Elis tinha gravado Golden Slumbers, no início dos anos 1970. Ficou muito bonito os dois cantando", comenta.

Trilogia - Intitulado Get Back - De Volta aos Beatles, o primeiro volume resgata canções do início de 1969, quando os fab four voltaram à simplicidade dos acordes roqueiros, depois de transitarem pelas searas da psicodelia e do experimentalismo. O sumo dessa fase básica foi aproveitado em Let it Be (1970).

Já O Outro Lado da Abbey Road contém material inédito, músicas produzidas pelos Beatles para outros artistas e faixas inseridas nos primeiros trabalhos da carreira solo dos heróis de Liverpool. O terceiro volume baseia-se no repertório de Abbey Road, disco marcado pelo amadurecimento de George Harrison como autor e pela onipresença de Yoko Ono, então mulher de Lennon.

São de Harrison a balada Something (mencionada por Frank Sinatra como a mais bela canção romântica da história) e a singela melodia folk de Here Comes the Sun.

Por Dojival Filho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7679 dias no ar.