NOTÍCIA ANTERIOR
Tours pelos Apalaches oferecem observação de grandes veados
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mostra italiana exibe cerca de 2.000 barcos em Gênova
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/10/2011 | Turismo
Museu nos EUA devolverá afrescos para igreja no Chipre em 2012
Raros afrescos, gênero de pintura sobre parede, estão para ser devolvidos ao Chipre, segundo o líder da igreja ortodoxa cristã da ilha afirmou, nesta sexta-feira (30). Eles estiveram nos últimos 28 anos no museu Menil Collection em Houston (EUA).

O arcebispo Chrysostomos 2º disse que a instituição americana concordou devolver os afrescos bizantinos até o o início do próximo ano, após a insistência da igreja.

Contrabandistas de antiguidades saquearam as obras da igreja Ayios Themomianos, no norte do Chipre, depois de uma invasão turca em 1974, que dividiu a ilha entre o norte, que hoje fala turco; e o sul, que fala grego.

O fundador do museu americano, Dominique de Menil, obteve os afrescos em 1983, e firmou um acordo com a igreja do Chipre para manter e exibi-los em uma capela construída para esse propósito, em Houston.

Uma década mais tarde, a igreja concedeu ao museu que ficasse com eles até fevereiro de 2012, em reconhecimento aos seus esforços para restaurar e recompor os afrescos fragmentados.

Mas Chrysostomos disse que recusou os novos pedidos para o museu manter os afrescos, e ao invés disso ofereceu um iconografista para recriá-los no domo e abside, cabeceira da igreja junto ao altar, da capela de Houston, além de doar dez ícones dos séculos 19 e início do 20.

Entre os afrescos a serem devolvidos, estão representações da Virgem Maria com os arcanjos Miguel e Gabriel; o Cristo Pantocrator com anjos em volta; assim como a Preparação para o Trono, com a Virgem Maria e São João Batista.

Por Folha Online - Menelaos Hadjucostis, da Associated Press, em Nicosia (Chipre)
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.