NOTÍCIA ANTERIOR
Aprovação de São Caetano por agência de risco pode elevar geração de empregos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hipermercado abre postos de rua
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/06/2008 | Economia
Mural popular de empregos pode acabar
O mural de empregos mais famoso de Santo André pode estar com os dias contados. É nas portas de ferro da antiga Loja Mesbla, na Praça do Carmo, na região central da cidade, que diariamente dezenas de oportunidades de trabalho são afixadas desde 1999, quando foi decretada a falência da rede. Quase dez anos depois, o endereço comercial, deve voltar a funcionar, com uma nova loja.

O aluguel, de R$ 125 mil, está sendo negociado pela consultoria de Imóveis Bamberg. Segundo um dos corretores, que preferiu não se identificar, no prazo máximo de três meses o imóvel será ocupado por uma grande empresa.

A frente da antiga loja - na esquina das ruas Campos Sales e Brás Cubas - é disputada por agências de empregos de toda a região. Há agências de São Bernardo, São Caetano, Mauá. "O problema é que, muitas vezes, quando uma empresa vai colocar seu anuncio, tira o da concorrente", explica a gerente comercial da G.R.F Recursos Humanos, Solange Serafin.

Ela conta que a empresa usa o espaço para fazer anúncios de vagas desde o fechamento da Mesbla. Comércios que dispensam empresas de recrutamento também apostam na popularidade das portas da Mesbla.

No início da manhã e no final da tarde, pessoas em busca de emprego se amontoam para ver os anúncios. "Os horários de pico são pouco antes das 8h e a partir das 17h", comenta o gerente da lanchonete A Praça, Marcos Soares.

O endereço é popular em todas as cidades do Grande ABC. "Se alguém está desempregado, a gente logo indica o mural da Praça do Carmo", afirma o entregador de panfletos, Carlos Tavares, de 56 anos. Ele mora em Mauá e garante que já arrumou vários ‘bicos' por meio desses anúncios. "Já faz muitos anos que isso se tornou ponto de encontro de vagas e trabalhadores. Logo mais será um ponto turístico", brinca Tavares.

O problema, no entanto, é que, na disputa das vagas, muitos interessados recolhem os anúncios. "Acontece muito de alguém chegar aqui e arrancar o anúncio para ninguém mais ver", comenta Ana Paula Sales de Souza, 24 anos. Ela está em busca de uma vaga como auxiliar administrativa. "Sempre que passo por aqui, dou uma olhada. Já marquei umas entrevistas", comemora.

Mesbla - A Mesbla era uma cadeia de lojas de departamentos brasileira, que iniciou suas atividades em 1912, como filial de uma empresa francesa. A unidade da Praça do Carmo, inaugurada em 22 de novembro de 1971, foi construída em 75 dias, com três andares.

Em 1989, a diretoria, acreditando que o País caminhava para uma hiperinflação, começou a estocar mercadorias em excesso e passou a contar basicamente com recursos gerados por sua financeira.

Após o Plano Real, a Mesbla começou a enfrentar constantes prejuízos até declarar falência em 1999.

Por Cristiane Bomfim - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6196 dias no ar.