NOTÍCIA ANTERIOR
Documentário ''La vida loca'' terminou em morte
PRÓXIMA NOTÍCIA
Celebridade também sofre
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/10/2009 | Cultura
Mundo animado
Realizado pelo sexto ano consecutivo no Brasil, o DIA (Dia Internacional da Animação) chega também a Diadema, Mauá, Santo André e São Bernardo. As comemorações da primeira exibição de imagens animadas, realizada em 28 de outubro de 1892, reúnem amanhã, a partir das 19h30, seleção de curtas-metragens produzidos no Brasil e no Exterior. Na Capital, a mostra será realizada na Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37. Tel.: 3285-6986). A entrada é franca em todos os locais e as sessões ocorrem simultaneamente. A classificação indicativa é de 16 anos.

A primeira sessão animada ocorreu na França, três anos antes das primeiras exibições dos irmãos Lumière. Émile Reynaud, que inventou o praxinoscópio, uma espécie de protótipo para o cinematógrafo, projetou imagens no Museu Grevin, em Paris.

Diretor de "Dossiê Rê Bordosa" e do infantil "Caquinhas - Bolinhas", César Cabral, de Santo André, representa a região na mostra. Ainda pela série Caquinhas, o trabalho de Cabral foi incluído no especial de animação que a TV Cultura exibirá durante a programação de amanhã.

O bloco tem ao todo duas horas. A primeira parte apresenta um panorama internacional. A segunda é preenchida apenas com filmes produzidos no Brasil. Uma sessão composta só por desenhos paulistas também está programada. Neste ano 126 produtores brasileiros inscreveram seus trabalhos. Todos os Estados participam e a mostra estará presente em 400 municípios no total.

Deficientes - Aproveitando a temática, algumas cidades optaram por estender a programação além da Mostra Oficial, de amanhã. É o caso de Mauá e Santo André, que incluíram títulos para portadores de necessidades especiais.

Em Mauá, as atividades paralelas, todas com classificação indicativa livre, ocorrem desde ontem na Biblioteca Central Cecília Meirelles (Rua Rio Branco, 87 - 1º Andar. Tel.: 4547-1483). Hoje, às 14h, será realizada mostra para deficientes visuais.

O ciclo de quinta-feira, no mesmo horário, é dedicado aos deficientes auditivos. A Mostra Infantil encerra a programação na sexta-feira (30), com a participação do arte-educador Paulo Lorenzetti. Amanhã, o ciclo oficial será realizado na Praça 22 de Novembro.

Em Santo André, o programa começa amanhã e segue até domingo (dia 1º), sempre no Auditório Heleny Guariba, no Teatro Municipal (Praça 4º Centenário, 1. Tel.: 4433-0789) mesmo local da Mostra Oficial. Na quinta e sexta, os horários das sessões são 14h, 15h, 16h e 19h. No sábado, ganha um horário extra, às 18h. No domingo, a programação é a seguinte: 14h, 15h, 16h, 17h30 e 18h30. Mais informações no site www.santoandre.sp.gov.br.

Embora não estenda programação para outros dias, São Bernardo mantém ciclo paralelo durante o DIA. Enquanto a oficial é exibida no Teatro Cacilda Becker (Praça Samuel Sabatini l. Tel.: 4348-1081), uma mostra infantil terá sessões às 10h e às 14h30 no Teatro Elis Regina (Avenida João Firmino, 900. Tel.: 4351-3479.

Em Diadema, a programação ocorre no Cine Eldorado (Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 Tel.: 4059-1649).

Na TV - Baseada no espírito do evento, a TV Cultura exibe amanhã durante todo o dia curtas de animação produzidos recentemente. Uma seleção de oito deles será televisionada de forma aleatória.

Do diretor César Cabral, de Santo André, foram pinçados "Caquinhas (Ninja)" e "Caquinhas Asfalto". Os outros títulos são "Kone e Dorfe no Mundo das Alcachofras", "E o Vento me Levou!", "Seu Dente Meu Bico", "Poeminha do Contra", "O Sapo e a Mosca" e "Maria Flor".

Dia (Dia Internacional da Animação) - Amanhã, às 19h30 (exibição simultânea em 400 cidades, incluindo Diadema, Mauá, Santo André e São Bernardo). Consulte programação completa em www.diadanimacao.com.br.

Por Ângela Corrêa - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6195 dias no ar.