NOTÍCIA ANTERIOR
Grande ABC tem 18 internações por pneumonia por dia
PRÓXIMA NOTÍCIA
ABCD pede 88 profissionais no programa federal Mais Médicos
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/07/2013 | Saúde e Ciência
Multivacinação busca crianças para imunizar contra paralisia infantil
Multivacinação busca crianças para imunizar contra paralisia infantil Foto: blog.portalrbj.com.br
Foto: blog.portalrbj.com.br
Campanha nacional de atualização da caderneta ocorrerá de 24 a 30 de agosto

Com o objetivo de imunizar as crianças que ainda não tomaram a vacina contra a paralisia infantil, a Secretaria de Saúde de Santo André está preparando as unidades de saúde da cidade para a Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação em crianças menores de cinco anos, que ocorrerá de 24 a 30 de agosto. O município aplicou 28.876 doses da vacina contra a poliomielite em bebês e crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. O número corresponde a 77,15% da cobertura – a meta era atingir uma população de 37.428.

A campanha de atualização de cadernetas é a oportunidade para as crianças receberem a vacina que estiver em atraso no calendário básico, como BCG, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba e influenza A (H1N1) para as crianças entre seis meses e menores de dois anos. Neste ano, também haverá a aplicação da pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por hemófilos, além da vacina inativada poliomielite.

Pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação do filho na unidade de saúde mais próxima da casa, durante a campanha. Caso o documento tenha sido perdido ou extraviado, a recomendação é que o responsável procure o posto de saúde, onde a criança costuma tomar vacinas, para avaliação da ficha registro – documento onde todas as doses aplicadas são anotadas.

Em 2012, 40.726 crianças foram imunizadas contra a paralisia infantil, número que corresponde a 96,7% da cobertura, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da cidade. No Brasil, o último caso de poliomielite registrado foi há 24 anos. Desde 1994, o País tem o certificado da OMS (Organização Mundial da Saúde) de erradicação da doença. No entanto, o Ministério da Saúde mantém a campanha de vacinação anual como forma de prevenção. O poliovírus, causador da enfermidade ainda circula em sete nações: Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Niger, Afeganistão e Somália.

Estratégias – Para a Campanha de Multivacinação várias ações estão sendo tomadas para orientação e envolvimento da comunidade, como a formação de grupos informativos nas unidades de saúde, que devem acompanhar a situação vacinal dos usuários e para evitar abandonos no esquema de aplicação. Além das 33 unidades, existe a possibilidade de serem instalados postos volantes na cidade no primeiro dia.

“A informação sobre a imunização deve ser objeto constante na agenda dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou Nancy Yasuda, gerente da Vigilância Epidemiológica e Sanitária. A gerente adiantou que será feito um inquérito, espécie de estudo, para conhecimento da situação real da cobertura vacinal na cidade. A partir do resultado, haverá planejamento e implementação para outras ações.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.