NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá realiza simpósio sobre cuidado ambiental
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fábio Rabin faz humor de 1ª qualidade na região
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/06/2010 | Cidade
MP pede explicações sobre promoção pessoal a Hélcio Silva
A promotora Suzana Henriques da Costa, da Promotoria de Justiça de Mauá, abriu um procedimento preparatório para inquérito civil para averiguar suposta promoção pessoal do candidato do PT de Mauá a deputado federal e ex-secretário de Obras, Hélcio Antônio da Silva. O Ministério Público acatou parcialmente uma denúncia de Carlos Aparecido dos Santos, o Lorão, que questionou a imagem de Hélcio no jornal desenvolvido pela Secretaria de Comunicação da administração do prefeito Oswaldo Dias (PT).

Segundo apurou a reportagem do Estação Notícia, o Ministério Público questionou Dias e Hélcio sobre o caso. O prefeito pediu prorrogação do prazo para resposta e o ex-presidente do PT da cidade sequer se manifestou. Procurado pela reportagem, Hélcio não atendeu os telefonemas nesta segunda-feira (28).

Na edição de janeiro do Jornal de Mauá, em uma reportagem sobre a reforma de escolas da rede municipal, Hélcio aparece segurando uma planta das obras que seriam feitas pela pasta que administrava até então. Em sua denúncia, Lorão acusa Hélcio de gastar dinheiro público com promoção pessoal, já que, na ocasião, o petista já era cotado para ser candidato a deputado federal com apoio da administração de Dias.

Condenação – Dias já enfrentou problema semelhante em 2004, quando corroborava a campanha de seu vice-prefeito Márcio Chaves (PT) à sucessão municipal. À época, a prefeitura organizou uma exposição denominada Túnel do Tempo, ressaltando as benfeitorias feitas pela gestão de oito anos do PT à frente do Paço de Mauá. Na mostra, porém, um vídeo institucional mostrava falas de Chaves, já definido para as eleições daquele ano.

A Justiça de Mauá entendeu a peça como promoção pessoal a Chaves e suspendeu a candidatura do petista a três dias antes do segundo turno da eleição. Segundo colocado naquele pleito, Leonel Damo (ex-PV, hoje sem partido) foi declarado vencedor do certame. Depois de 11 meses de embate jurídico, e com Diniz Lopes (PR) interinamente no comando da prefeitura, Damo foi empossado prefeito de Mauá.

Por Raphael Rocha - Estação Notícia
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.