NOTÍCIA ANTERIOR
Cursos aguardam oficialização de credenciamento
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prefeitura vai demolir casa construída em topo de árvore
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/08/2017 | Cidade
Movimento de mulheres deixa imóvel após acordo
Movimento de mulheres deixa imóvel após acordo Foto: Celso Luiz/DGABC
Foto: Celso Luiz/DGABC
Após acordo com a Prefeitura de Mauá, o Movimento de Mulheres Olga Benário desocupou, no início da noite de sábado, o imóvel de propriedade da administração municipal, na região central da cidade. O grupo estava no espaço desde o dia 20, reivindicando a construção de centro de referência que atenda mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade. Na quinta-feira, a Justiça chegou a expedir a reintegração de posse, que foi revogada no dia seguinte, depois de intervenção da Defensoria Pública.

Aproximadamente 50 ocupantes deixaram o local sob a condição de ser criado grupo de trabalho, em conjunto com o Executivo, conforme previsto no decreto 8.318, de 26 de julho, no qual o movimento indique três representantes que já farão amanhã reunião para buscar um espaço que possa sediar o centro.

Outro ponto acordado é a realização de uma audiência entre comissão do movimento e o prefeito Atila Jacomussi (PSB), a ser realizada hoje. Até o fechamento desta edição, o horário do encontro ainda não estava confirmado.

O imóvel que foi ocupado, conhecido como Casa dos Autonomistas, é tombado pelo Condephaat-Ma (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Mauá). Para o prédio, a Prefeitura declarou que a recuperação do espaço está em análise, com o objetivo de ser transformado em um centro de memória. “As discussões estão em andamento entre Prefeitura e Condephaat”, informou a administração, em nota.

Sobre a criação de um centro de referência para mulheres, o Executivo afirmou que “os projetos estão em estudo e envolvem mais de uma Secretaria”.

“Estamos lutando pelo centro, temos um acordo e estamos na vigia disso”, disse a integrante do movimento Victoria Magalhães, 22 anos.

O Grande ABC conta com três unidades do tipo: o Vem Maria, em Santo André; o Centro de Referência e Apoio à Mulher Márcia Dangremon, em São Bernardo; e a Casa Beth Lobo, em Diadema.

Por Vanessa de Oliveira - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.