NOTÍCIA ANTERIOR
GM americana anuncia início de reestruturação
PRÓXIMA NOTÍCIA
Centros públicos oferecem 1.509 vagas
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/07/2009 | Economia
Mototáxi não deve dar certo na região
Com a aprovação no Senado do projeto de lei que regulamenta a profissão dos mototaxistas, especialistas afirmam que mesmo que o poder público das cidades da região autorize a atividade, o serviço não deve ser aprovado pela população. Primeiro porque há muito trânsito e segundo porque o veículo não oferece nenhuma segurança. O projeto também regulamenta as atividades de motoboy e motovigia, mas ainda precisa ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Gilberto Almeida dos Santos, presidente do Sindimotosp (Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas do Estado de São Paulo), afirma que a atividade de mototaxista não dá certo em grandes cidades por causa do trânsito. "O projeto vai regulamentar a profissão em cidades onde já existem. Na Capital e na Grande São Paulo não funciona."

Trânsito complicado - Para o professor da FEI Creso de Franco Peixoto, o Estado não deveria aprovar uma atividade como a de mototáxi porque vai transformar o trânsito, que já é difícil, num dos piores do mundo. "Não é correto regularizar uma atividade só porque já existe. Atividades como essa só irão aumentar o número de acidentes nas ruas. A única solução seria aumentar o serviço de metrô."

Peixoto questiona ainda quem irá se responsabilizar por uma possível indenização. "A empresa é responsável pela segurança dos passageiros e no caso do mototáxi, quem irá se responsabilizar? O motoqueiro, que todos nós sabemos que não paga seguro de seus veículos? Tenho certeza que o Estado é que não é."

Em duas rodas - O motoboy Silvestre de Carvalho, 33 anos, afirma que se existisse a atividade no Grande ABC seria mais uma área para os motoqueiros trabalharem. Mas vê a ampliação da profissão com ressalva por desacreditar que as pessoas optariam pelo mototáxi no lugar do táxi. "Andar de moto é mais perigoso do que de carro, e muitas pessoas não confiam nas outras, como acontece no Interior, onde a prática é comum."

Elson Alves dos Santos Júnior, 23, que também é motoboy, afirma que a regulamentação da profissão é ótima, porque vai trazer credibilidade aos profissionais, mas também vê com ressalva se for criado o mototáxi na região. "Mesmo sendo regulamentado, as pessoas têm medo de andar de moto. Muitos olham para os motoqueiros como irresponsáveis."

Por Vivian Costa - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.