DATA DA PUBLICAÇÃO 18/03/2010 | Veículos
Motos serão proibidas de circular na pista expressa da Marginal Tietê
O secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, disse nesta quarta-feira (17), em entrevista à rádio CBN, que as motocicletas serão proibidas de circular na pista expressa da Marginal Tietê. A mudança irá ocorrer após a inauguração das novas pistas da via, marcada para o fim de março. “As motocicletas podem continuar a andar na marginal, mas nas pistas central e local. Ou seja, continuarão com o mesmo número de pistas, são sete, mas deixarão de rodar pela pista expressa”, afirmou o secretário.
De acordo com ele, a alteração ocorrerá por causa da velocidade da pista expressa, 90 km/h, e o alto índice de acidentes envolvendo motos no local. “O mais perigoso para as motocicletas é a pista expressa. Chega a ter oito vezes mais acidentes do que a pista local”, disse Moraes à CBN. Além disso, os caminhões passarão a ter a velocidade máxima reduzida para 70 km/h em qualquer das pistas da Marginal Tietê. “Isso deve diminuir em 60% o número de caminhões se envolvendo em acidentes.”
Também está agendada para o final do mês a inauguração da motofaixa da Avenida Liberdade. “É uma motofaixa que sai da [Rua] Sena Madureira, pega o finalzinho da [Rua] Vergueiro, Avenida Liberdade, chegando até a Praça João Mendes, que é um trajeto muito feito por motociclistas, principalmente aqueles que vão até o Centro”, disse.
Depois de inaugurada, os motociclistas terão um tempo de adaptação e haverá uma nova mudança. “Vamos passar um período de transição e, na sequência, essas motos serão direcionadas e proibidas de circular no trecho da 23 de Maio entre o antigo Detran e o Vale do Anhangabaú”, afirmou o secretário. Ele disse que um levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) identificou a Marginal Tietê e esse trecho da Avenida 23 de Maio como os mais críticos em relação a acidentes com motos.
De acordo com ele, a alteração ocorrerá por causa da velocidade da pista expressa, 90 km/h, e o alto índice de acidentes envolvendo motos no local. “O mais perigoso para as motocicletas é a pista expressa. Chega a ter oito vezes mais acidentes do que a pista local”, disse Moraes à CBN. Além disso, os caminhões passarão a ter a velocidade máxima reduzida para 70 km/h em qualquer das pistas da Marginal Tietê. “Isso deve diminuir em 60% o número de caminhões se envolvendo em acidentes.”
Também está agendada para o final do mês a inauguração da motofaixa da Avenida Liberdade. “É uma motofaixa que sai da [Rua] Sena Madureira, pega o finalzinho da [Rua] Vergueiro, Avenida Liberdade, chegando até a Praça João Mendes, que é um trajeto muito feito por motociclistas, principalmente aqueles que vão até o Centro”, disse.
Depois de inaugurada, os motociclistas terão um tempo de adaptação e haverá uma nova mudança. “Vamos passar um período de transição e, na sequência, essas motos serão direcionadas e proibidas de circular no trecho da 23 de Maio entre o antigo Detran e o Vale do Anhangabaú”, afirmou o secretário. Ele disse que um levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) identificou a Marginal Tietê e esse trecho da Avenida 23 de Maio como os mais críticos em relação a acidentes com motos.
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