NOTÍCIA ANTERIOR
Faixas de ônibus entram em vigor em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ecovias testa redução do comboio na Imigrantes
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/12/2013 | Setecidades
Motoristas desrespeitam faixas de ônibus em Santo André
 Motoristas desrespeitam faixas de ônibus em Santo André Foto: André Henriques/DGABC
Foto: André Henriques/DGABC
No primeiro dia de operação, as faixas de ônibus na região central de Santo André foram desrespeitadas por grande parte dos motoristas de veículos particulares. Apesar do alto número de invasões, as autuações para quem não obedecer a sinalização só deverão ser aplicadas a partir da semana que vem. As restrições foram implantadas nas avenidas Perimetral, Queirós dos Santos e Artur de Queirós e nas ruas General Glicério, Siqueira Campos e Luís Pinto Flaquer.

A equipe do Diário percorreu todos esses locais nos horários em que é permitida apenas a utilização do trecho por coletivos e constatou diversas irregularidades. Na Perimetral, em cinco minutos, 25 veículos particulares invadiram a faixa exclusiva durante a restrição. No mesmo período, apenas 11 coletivos passaram pela faixa. Na Avenida Artur de Queirós, a diferença foi ainda maior: dez automóveis e motos para apenas um ônibus. Também foi visto exemplo contrário, de motorista do transporte público que optou por circular na faixa comum.

Foram flagrados três veículos oficiais passando pelos espaços destinados aos coletivos. Os automóveis pertencem ao DST (Departamento de Segurança de Trânsito), Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e à Secretaria Municipal de Educação.

Na Rua General Glicério, o desrespeito foi menor. A via já possuía indicação de faixa preferencial para os ônibus à direita. No entanto, não havia punição para os veículos particulares que transitassem por lá.

Apesar do desconhecimento, o início da operação foi avisado à população por meio de placas e faixas.

Ao contrário das informações que a Prefeitura havia divulgado, o horário de restrição durante a semana é das 6h às 20h, e não a partir das 8h. Aos fins de semana, os coletivos têm exclusividade das 6h às 14h. Juntos, os eixos da Perimetral e do Centro deverão receber 283 ônibus por hora e 322,1 mil passageiros diariamente.

OUTRAS VIAS

No mês que vem, está prevista a implantação de faixas exclusivas na Avenida Dom Pedro I e na Rua Carijós. Em ambas as vias, o transporte público só terá prioridade na pista sentido Centro. O período de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h. Na direção contrária, os veículos serão proibidos de estacionar ao longo do viário. O objetivo é aumentar o espaço disponível para circulação. O Executivo tem projeto para construir 13 corredores de ônibus na cidade. Para isso, está em fase de assinatura para contrato de financiamento no valor de US$ 250 milhões (o equivalente a R$ 580 milhões) com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

A Prefeitura informou que agentes do DST e da SA-Trans estão fiscalizando os locais desde o dia 2, orientando os motoristas, inicialmente de maneira educativa, coibindo acesso às faixas, bem como estacionamento em locais proibidos. No entanto, a equipe do Diário não avistou fiscais nos trechos de restrição ontem.

(colaborou Cadu Proieti)

Por Fábio Munhoz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.