NOTÍCIA ANTERIOR
Entrave barra conclusão de moradias em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá tem esquema especial de trânsito para greve
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/06/2011 | Cidade
Motoristas decidem manter greve e volta do paulistano para casa deve ser complicada
Paralisação vai continuar nesta quinta e EMTU entrou com medida para manter 80% da frota

Assembleia do Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC decidiu continuar greve

O Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC decidiram que os motoristas de ônibus vão continuar a greve nesta quinta-feira (2). A paralisação teve início à 0h desta quarta-feira. De acordo com o presidente do sindicato, Francisco Mendes da Silva, a paralisação continua em São Bernardo, Santo André, São Caetano, Mauá e Rio Grande da Serra.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) entrou com uma medida cautelar na Justiça para garantir que 80% da frota de 850 ônibus das linhas intermunicipais que circulam no ABC Paulista esteja em operação na quinta-feira. O pedido ainda depende de decisão da Justiça.

Segundo a empresa, "a medida é necessária considerando a gravidade da situação e a possibilidade de continuidade do movimento grevista". Uma assembleia com o sindicato dos trabalhadores estava marcada para acontecer às 17h desta quarta-feira (1º).

A paralisação dos motoristas teve início nesta segunda-feira (1º) e ainda afetava cerca de 200 mil passageiros até o fim do dia, segundo os cálculos da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Das 19 permissionárias gerenciadas pela empresa, quatro estão operando normalmente e uma opera parcialmente. A concessionária que opera o corredor metropolitano ABD, que liga o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, ao Jabaquara, na zona sul, atravessando os municípios de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, está funcionando com 75% da frota.

No ABC, há cerca de 130 linhas operadas por aproximadamente 850 ônibus. Segundo a EMTU, a greve acontece por causa da negociação salarial por ocasião da data-base da categoria com os empresários do setor.

Paese

Em função da greve também nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) o sistema Paese (transporte gratuito com ônibus) entrou em operação na manhã desta quarta-feira e continuará para os usuários que seguem até Estudantes no período da tarde e noite.

Já as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda vão operar com intervalo maior e Paese em alguns trechos:

Linha 8-Diamante: os trens circularão de Barra Funda a Barueri. Para atender o trecho entre Barueri e Itapevi foi acionado o Paese com a EMTU, que disponibilizará ônibus para completar o percurso, sem cobrança de tarifa.

No trecho Barra Funda-Júlio Prestes (vizinha à estação Luz), as opções para os usuários são: seguir viagem pela Linha 7-Rubi, embarcando na própria Barra Funda em direção à Luz, ou usar a Linha 3-Vermelha até a Sé, onde poderá migrar para a Linha 1-Azul com destino à Luz.

Na Linha 9-Esmeralda, os trens vão operar entre Osasco e Jurubatuba. Para atender o trecho entre Jurubatuba e Grajaú haverá Paese com ônibus da SPTrans para completar o trajeto, sem cobrança de tarifa.

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6805 dias no ar.