NOTÍCIA ANTERIOR
Contran decide tornar opcional o uso do extintor de incêndio em automóveis
PRÓXIMA NOTÍCIA
Parque da Juventude sofre com abandono
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/09/2015 | Setecidades
Motoristas de vans farão protesto em SBC contra cadeirinhas
Motoristas de vans farão protesto em SBC contra cadeirinhas Presidente do sindicato, Solange Amaral, explica que vans podem não comportar instalação de cadeirinhas. Foto Andris Bovo
Presidente do sindicato, Solange Amaral, explica que vans podem não comportar instalação de cadeirinhas. Foto Andris Bovo
Categoria de transporte escolar argumenta que equipamento não pode ser instalado em vans

Motoristas de transporte escolar do ABCD vão se reunir neste sábado (19/09) em protesto contra a lei que obriga o uso de cadeiras infantis de segurança nas vans. Os trabalhadores explicam que esses equipamentos não podem ser instalados nos veículos atuais e podem diminuir o espaço interno para os demais alunos. Em julho deste ano, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou a regulamentação da exigência de cadeirinhas em veículos de transporte escolar a partir de 1º de fevereiro de 2016. Essa obrigação é voltada para crianças até 7 anos.

A ação de sábado é organizada pelo Sintesc (Sindicato dos Transportadores de Escolares do de São Bernado). A presidente do sindicato, Solange Amaral, explica que a categoria não é contra os equipamentos de segurança. De acordo com ela, os veículos de transporte escolar que rodam atualmente não possuem as configurações para receber as cadeirinhas. “É necessário ter cintos de segurança de três pinos, enquanto nossos carros possuem dois. E mesmo que seja possível instalar, os outros alunos vão ficar apertados nos bancos, aumentando o risco de acidente”, comentou.

A presidente espera agremiar 1.500 trabalhadores da categoria no protesto de sábado que vai acontecer no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo, a partir das 9h. A princípio, os motoristas não devem interditar as vias do município. De acordo com a resolução 541 do Contran, “todo veículo utilizado no transporte escolar, independentemente de sua classificação, categoria e do peso bruto total - PBT do veículo -, deverá utilizar o dispositivo de retenção adequado para o transporte de crianças com até sete anos e meio de idade”.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.