NOTÍCIA ANTERIOR
Cinema grátis e sobre rodas chega à região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Steven Spielberg recebe título de honra da França
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/05/2008 | Cultura
Mostra gratuita exibe filmes do fim dos 1960
A mostra 1968 no Cinema será exibida a partir de hoje em três salas, Cinemateca Brasileira (tel: 3512-6111), Galeria Olido e Cinusp celebra o ano rebelde que, se para alguns é apenas uma data no calendário, para outros é marco de um tempo em que tudo mudou. A entrada é franca para todas as sessões.

E pode-se conferir o que mudou mesmo. Em especial, em alguns dos títulos lançados no período, um pouco antes ou um pouco depois. Um deles, Terra em Transe, de Glauber Rocha, é do ano anterior, da mesma forma que o clássico soixante-huitard A Chinesa,de Jean-Luc Godard.

Outro, O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, é puro 68, assim como Câncer, também de Glauber. Bla Bla Bla, de Andrea Tonacci, Desesperato, de Sérgio Bernardes Filho, e Hitler III Mundo, de José Aggripino de Paula, são exemplares que vieram à luz naquele ano tanto encantador quanto fatídico.

São muito diferentes entre si. Mas, vistos de um certo ângulo, revelam pontos em comum. Sobretudo um: são obras provocativas, de contestação ao mainstream - e, por esse termo, entenda-se o status quo de maneira ampla, tanto político e comportamental quanto estético.

Por Diário Online - AE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.