NOTÍCIA ANTERIOR
Chuvas continuam e novas enchentes ameaçam Paquistão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Europa doa R$ 158,1 milhões ao Paquistão, onde casos de cólera avançam
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/08/2010 | Internacional
Mortos em atentado no Iraque chegam a 47
Ao menos 47 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas em um atentado suicida realizado nesta terça-feira (17) contra um centro de recrutamento do Exército iraquiano em Bagdá, capital do Iraque. O número de vítimas tende a aumentar, e relatos não oficiais dão conta de que até 60 pessoas teriam morrido.

O ataque, o mais mortal na capital iraquiana nas últimas semanas, acontece justamente quando os Estados Unidos, que lideram as tropas estrangeiras na região, se preparam para encerrar suas operações na região. O temor é de que terroristas da rede Al Qaeda, do saudita Osama bin Laden, aproveitem a transição para retomar força no país.

De acordo com testemunhas, o suicida detonou um cinto carregado de explosivos no meio de um grande grupo de jovens que pretendiam participar de testes de recrutamento. A explosão aconteceu perto do antigo edifício do Ministério da Defesa, na área comercial do bairro de Bab al Muazam.

Após a explosão, que aconteceu por volta das 7h30 do horário local (1h30 de Brasília), a população local começou a se aproximar em busca de parentes ou sobreviventes. A cena - com pedaços de corpos espalhados e feridos gritando por ajuda - revelava a potência do ataque.

O Exército iraquiano enviou militares para isolar o local e evitar mais mortes em um possível segundo ataque. De acordo com o jornal britânico The Guardian, o local recebe 250 novos recrutas todas as semanas, enquanto as Forças Armadas locais tentam aumentar seu efetivo para se preparar para ocupar o espaço deixado pelas forças americanas.

O porta-voz do Exército iraquiano, major-general Qassim al Moussawi, culpou os terroristas da Al Qaeda pelo atentado. O oficial afirmou, ainda, que ao menos mil candidatos a recruta estavam no centro de seleção no momento do ataque.

- Nós não conseguimos achar outro local para os recrutas. Era difícil controlar a área porque é um terreno aberto e por causa do grande número de recrutas.

Embora os relatos oficiais sejam de que apenas um terrorista suicida cometeu o atentado, algumas testemunhas chegaram a relatar a detonação de um carro-bomba.

O ataque desta terça-feira é o mais sangrento desde o dia 18 de julho, quando outro terrorista suicida detonou explosivos no quartel de uma milícia apoiada pelo governo iraquiano, matando ao menos 39 pessoas.

Por R7, com agências internacionais
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.