NOTÍCIA ANTERIOR
A maior tragédia no Rio em mais de quatro décadas mata 257 pessoas; número de vítimas deve aumentar
PRÓXIMA NOTÍCIA
Tragédia na Região Serrana do RJ já deixa mais de 500 mortos
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/01/2011 | Geral
Mortes pelas chuvas em janeiro já ultrapassam total de vítimas de 2010
O número de mortos em decorrência das chuvas registrado neste mês no Sul e no Sudeste já supera o total de óbitos em todo o país em 2010. As informações se baseiam em dados de órgãos de Defesa Civil estaduais. Até esta sexta-feira (14), o número de vítimas chegava a 524 no Sudeste - Rio de Janeiro (512), São Paulo (11) e Minas Gerais (1). Balanço da Secretaria Nacional de Defesa Civil contabilizou 473 mortos em razão de temporais no ano passado em todo o país.

Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul não registraram mortes por causa de alagamentos e deslizamentos de terras nas duas primeiras semanas deste ano.

Antes da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro, o Estado havia contabilizado, em 4 de janeiro, a morte de três pessoas em decorrência de um deslizamento em Petrópolis. Entretanto, com as chuvas desta semana, as mortes no Rio saltaram para 512 até a manhã desta sexta-feira.

Chuvas fortes
Os temporais que atingem o Sudeste são reflexo do resfriamento das águas do oceano Pacífico, que provocam efeitos atmosféricos. O fenômeno é conhecido como La Niña, explica a meteorologista Helena Turon, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em São Paulo, diz ela, a intensidade das chuvas é agravada pela chegada das massas de umidade da floresta Amazônica, que contribui para a formação de áreas de precipitação. No Brasil, o La Niña é responsável por deixar o Sul do país, em especial o Rio Grande do Sul, com o clima mais seco, e a região Nordeste mais chuvosa.

- A natureza é feita de ciclos. No ano passado e neste, tivemos épocas bastante chuvosas. É possível que, nos próximos anos, esses períodos sejam mais secos.

Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, também do Inmet, o aquecimento das águas do oceano Atlântico, próximo à costa brasileira, influenciou as chuvas em dezembro passado em São Paulo. A tendência é que o volume de chuvas em cidades do Estado ultrapasse a média histórica.

Na zona norte da capital, por exemplo, choveu até esta quinta-feira (13) 323,6 mm. O índice médio, pontua Schneider, é 261,3 mm. Em Campos do Jordão, a 181 km de São Paulo, o volume das chuvas só nas primeiras duas semanas atingiu a marca de 261,2 mm. A média histórica é 291,3 para todo o mês.

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.