NOTÍCIA ANTERIOR
Vagas de emprego no CPTR de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pocket book conta a história dos metalúrgicos de Sto. André e Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/10/2016 | Cidade
Mortalidade Infantil cai em Mauá
Mortalidade Infantil cai em Mauá
Números parciais da Mortalidade Infantil em 2016 apontam mais redução nos indicadores em Mauá. Taxa cai de 11,63 para 9,27 de óbitos a cada mil nascidos vivos

Em Mauá, se os indicadores continuarem estáveis nos meses de novembro e dezembro, a Mortalidade Infantil vai fechar 2016 em um dígito: 9,27, ou seja, a cada mil crianças nascidas vivas, 43 morreram com menos de um ano de idade. A meta da Prefeitura é reduzir ainda mais.

No ano de 2015, a taxa foi de 11,63, o que significou a morte de 70 crianças com até um ano de idade a cada mil nascidas vivas. Segundo Célia Sanchez, coordenadora do Núcleo de Vigilâncias em Saúde, “dificilmente este número vai se modificar porque só faltam dois meses para acabar o ano”.

Para a secretária de Saúde, Sheila Serpa, “ao atingir apenas um dígito, a queda da mortalidade infantil representa o sucesso das ações implementadas pelos serviços de saúde, que fortalecem os vínculos e executam estratégias de prevenção e atendimento para as gestantes e bebês. Toda a equipe que atua neste trabalho está de parabéns e vamos continuar o trabalho para reduzir ainda mais os indicadores”.

Entre as principais causas da morte de bebês com menos de um ano estão a prematuridade, o baixo peso de nascimento (menor que 2,5 kg), doenças respiratórias e infecciosas e malformações congênitas.

Uma das principais ações para a queda foi a criação dos Comitês de Combate à Mortalidade Materno-Infantil de Mauá, em todos os serviços que atendem às gestantes e que investiga a causa e indica as formas de prevenção. Participam profissionais de saúde que pesquisam os casos de óbito de mães e bebês. Isso inclui entrevista com os familiares e estudo do prontuário hospitalar para identificar as causas associadas ao óbito. É realizada a análise das mortes e propostas medidas preventivas, contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência e a redução da mortalidade materna e infantil.

Além disso, foi feita a implantação das linhas de cuidado, a partir de prioridades definidas junto ao Conselho Municipal de Saúde e expressas no Plano Municipal, e seguindo as diretrizes preconizadas pelo sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, são criadas melhores condições para diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde integral.

A Linha de Cuidado Materno-Infantil tem três eixos norteadores, que são a atenção ao pré-natal, parto e puerpério, o cuidado com a criança até os dois anos de vida e acesso às informações sobre direitos sexuais e reprodutivos.

As principais ações realizadas para evitar as mortes maternas e infantis foi a ampliação do acesso ao atendimento pré-natal, incentivo ao parto normal e humanizado e aleitamento materno, atendimento especial no caso de abortamento e atendimento ao bebê pela equipe da UBS já no primeiro mês de vida.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.