NOTÍCIA ANTERIOR
Donisete sugere criação de comissão contra crise hídrica em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
PPP para abastecimento de água em Mauá atrai 13 empresas
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/02/2015 | Cidade
Moradores improvisam para garantir água
Moradores da Vila Vitória, em Mauá, estão indignados com a falta de água, que, segundo eles, já dura cerca de dez dias. Por habitarem em região mais alta, a pressão é insuficiente para que o recurso hídrico chegue até as caixas-d’água.

De acordo com a dona de casa Claudinéia Gianatazio, 41 anos, que reside na Rua Benedito Rodrigues Alves, a falta de água já atrapalha os moradores da rua há mais de dois meses. “Desde o fim de novembro estamos tendo esse problema. Chegamos a ficar até três dias sem lavar louça e tomamos banho de chuveiro raramente. Além disso, é muito difícil higienizar a casa”, reclama. A moradora afirmou ter entrado em contato com a Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) algumas vezes, mas não obtém soluções eficazes. “Eles (funcionários da Sama) dizem que os níveis dos reservatórios estão baixos e, por isso, a água não chega com força suficiente até as nossas casas.”

Alguns vizinhos recorrem a métodos nada convencionais para encher suas caixas-d’água, como é o caso do aposentado José Carlos Soldera, 64. Ele revela usar baldes para pegar o recurso hídrico dos cavaletes onde estão localizados os registros e levar por meio de cordas até a caixa. Outra alternativa encontrada pelo morador foi comprar equipamento capaz de levar a água. “Tive a ideia de bombear até a caixa para não precisar mais dos baldes.”

O também aposentado Marcos José da Silva, 47, mora na Rua Carlos Tamagnini, no mesmo bairro. Indignado, ele ressalta ter gasto por volta de R$ 400 para adquirir equipamento capaz de bombear o líquido até o reservatório. “Já fiquei quase 15 dias sem abastecimento e, como a caixa fica no terraço da minha casa, comprei bomba e mangueira para encher a minha caixa e a do inquilino. Não há mais condições de continuar assim”, opina.

Procuradas pela reportagem, a Sama e a Prefeitura de Mauá não se pronunciaram sobre o problema.

Por Nelson Donato - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6288 dias no ar.