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DATA DA PUBLICAÇÃO 02/06/2016 | Setecidades
Moradores do ABCD podem denunciar vazamentos de água por aplicativo
Moradores do ABCD podem denunciar vazamentos de água por aplicativo Usuário precisa se cadastrar para usar aplicativo. Foto: Divulgação
Usuário precisa se cadastrar para usar aplicativo. Foto: Divulgação
Sabesp espera que tecnologia agilize reparos, já que GPS de celulares dará localização exata do problema

A partir desta quarta-feira (01/06), os moradores de São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra poderão relatar vazamentos de água ou esgoto de casa ou das vias públicas pelo celular ou tablet por meio do aplicativo Sabesp_APP, disponível para download gratuito no sistema operacional Android ou iOS. A ferramenta permite que sejam enviadas fotos mostrando o problema.

A expectativa da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é que 20% dos atendimentos realizados atualmente pela central telefônica migrem para o aplicativo. Além disso, a companhia também acredita que a ferramenta irá atrair novos usuários, que antes não relatavam o que tinham visto na rua porque não tinham o número de telefone na agenda, por exemplo.

Antes da instalação do aplicativo, o usuário terá de fazer um cadastro com preenchimento do número de celular e e-mail para que receba o protocolo de atendimento para acompanhar o serviço. Quem for cliente da Sabesp e utilizar o aplicativo poderá também se cadastrar para receber informações da companhia, tanto para novos serviços no aplicativo quanto sobre manutenções na região em que mora.

Ao abrir o aplicativo, o usuário acessa uma tela com as opções de vazamento de água ou esgoto. Depois de feita a opção, ele poderá digitar o endereço do problema ou, se estiver no mesmo lugar da ocorrência, permitir a localização pelo GPS do celular. O aplicativo tem capacidade para receber até três fotos do vazamento, que são enviadas com os demais dados da reclamação.

VANTAGENS

Na avaliação da Sabesp, o uso do aplicativo será importante para dar a localização precisa dos locais das reclamações, principalmente dos pontos sem nome de rua ou sem numeração. A ferramenta será comparada com o sistema de georreferenciamento da Sabesp. Ou seja, ao abrir o chamado, o usuário permitirá instantaneamente que a companhia saiba que tipo de tubulação existe naquele ponto.

Outra vantagem importante da ferramenta é o envio da foto. O usuário terá de enviar ao menos uma imagem, o que vai agilizar bastante o atendimento, conforme a companhia. O técnico da Sabesp verá a dimensão do vazamento, se ele é de água ou esgoto e que tipo de terreno ou piso existe no local, o que determinará qual equipe e quais materiais serão usados no reparo. Assim que a reclamação é cadastrada, o cliente recebe automaticamente o protocolo de atendimento e depois poderá acompanhar a solução do caso.

O aplicativo também dispõe de uma tela de ajuda com informações e um vídeo que auxilia o usuário a diferenciar, em caso de dúvida, se é vazamento de água e de esgoto. O vídeo também ajuda a identificar ocorrências que não são de responsabilidade da Sabesp, como um vazamento em galeria pluvial (água de chuva) ou o descarte de água subterrânea de mina ou do lençol freático, muito comum quando há obras de casas ou prédios novos.

Além do aplicativo para celulares e tablets, é possível relatar vazamentos pela Agência Virtual da Sabesp, ou pelos telefones 195 (na Grande São Paulo e Região Bragantina) ou 0800-055-0195 (demais cidades do interior e litoral). A ligação é gratuita, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.

Por ABCD Maior - Redação
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