NOTÍCIA ANTERIOR
Hospital Nardini avança para obter certificação de ‘'Amigo da Criança’'
PRÓXIMA NOTÍCIA
Quasar entra em acordo com trabalhadores em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/02/2015 | Cidade
Moradores denunciam derrubada de árvores
Moradores do Parque São Vicente, em Mauá, estão indignados com a retirada de árvores do Horto São Vicente, feita pela Prefeitura na semana passada. A área desmatada é grande. Ninguém soube precisar quantos exemplares foram removidos.

Vizinhos iniciaram pelas redes sociais movimento para denunciar o fato. A moradora Renata Ribeiro, 38 anos, mostra indignação. “Nosso medo é que essa área, que é pública, vire empreendimento imobiliário. É muito triste ver um dos pulmões da cidade destruído”, comenta. Ela relata comportamento estranho da fauna após a retirada das árvores. “Os pássaros ficaram sem rumo.”

Segundo Renata, a remoção teria sido feita a pedido de um grupo de moradores. “Isso começou quando alguns vizinhos sentiram que suas casas estavam ameaçadas e pediram poda dos galhos. Uma empresa veio e começou a derrubar as árvores, alegando que tinha autorização e que o pagamento da Prefeitura eram os troncos”, denuncia.

A dona de casa Jacira Roque, 59 anos, lamenta a falta de sensibilidade das autoridades. “O mundo inteiro preserva, enquanto aqui se faz uma devastação dessas.”

A aposentada Amélia Rocha, 75, foi uma das que solicitaram a retirada de duas árvores que ameaçavam sua casa. “Eles vieram e destruíram um monte delas, ou seja, se aproveitaram da situação.”

O doutor em biologia vegetal e professor da UFABC (Universidade Federal do ABC) Ricardo Augusto Lombello reforçou que o prejuízo para o meio ambiente é enorme. “Um desmatamento como esse mexe com o clima, fauna e, claro, a própria vegetação. Em tempos de chuva, a convivência com as árvores é complicada. Falta planejamento na hora de plantar e não há manutenção.”

A Prefeitura afirmou que “dezenas de exemplares de eucaliptos” foram removidos após constatação de infestação por cupins, o que os teria deixado ocos. A administração disse ainda se basear no Código Florestal nacional para realizar a remoção.

Por Renato Cunha - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6190 dias no ar.