NOTÍCIA ANTERIOR
Manoel Lopes garante apoio para barrar reabertura de denúncia por assédio
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santa Casa de Mauá completa 50 anos
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/06/2016 | Cidade
Morador de Mauá vai a Brasília defender o SUS
 Morador de Mauá vai a Brasília defender o SUS Foto: Montagem/DGABC
Foto: Montagem/DGABC
O estudante de odontologia Luiz Fernando Cuer Ferreira, 28 anos, morador do Jardim Zaíra, em Mauá, embarca amanhã para Brasília para defender o SUS (Sistema Único de Saúde) na Câmara dos Deputados, em meio à crise política. O jovem foi selecionado em programa do legislativo federal cujo objetivo é despertar na juventude o interesse pela política e pelo parlamento.

Esta edição do projeto, intitulado ‘Estágio Participação’, vai explorar o tema ‘Saúde Pública e Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti’. Cuer foi aprovado, junto com mais 49 universitários de todo o País, em processo seletivo na internet sobre conhecimentos gerais. Porém, mesmo antes de se inscrever no programa, o estudante já tinha vínculo com a política e com a Saúde pública. Filiado ao PCdoB, foi candidato a vereador em 2008 – recebeu 179 votos, insuficientes para garantir cadeira na Câmara de Mauá. No ano seguinte, ganhou bolsa para estudar medicina em Cuba, por meio de acordo entre a ilha de Fidel Castro e o governo brasileiro, mas teve que trancar o curso por dificuldades financeiras e por prever obstáculos para validar o diploma no Brasil.

Hoje, em meio ao conturbado momento político do País, com julgamento do impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), em curso e com pedidos de prisão por corrupção para os chefes da Câmara e do Senado e para um ex-presidente da Nação em análise pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o universitário se diz contrário ao governo interino de Michel Temer (PMDB) e critica as declarações do atual ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), de reduzir a abrangência do SUS. “Estudei um tempo medicina em Cuba e lá consegui observar que o nosso sistema de saúde pública é elogiado em todos os lugares. É claro que o SUS tem problemas, não consegue atender toda a demanda por conta da falta de recursos, mas é um sistema que funciona. Um dos princípios do SUS é de que todos tenham acesso, mesmo aquele que tenha convênio médico. Retirar, diminuir ou restringir o acesso à saúde pública é um retrocesso”, avalia Cuer.

O jovem, que é bolsista do Prouni (Programa Universidade Para Todos), cita o programa Mais Médicos, que contrata médicos cubanos para atuar no Brasil, como “grande revolução” na Saúde brasileira. “A maior demanda da Saúde é na atenção básica. Antes, não tinha médico no interior do Maranhão, por exemplo. A maioria dos profissionais estão no Sudeste, então é mais fácil para ele trabalhar menos numa clínica particular e ganhar mais e nem precisar lidar com a vulnerabilidade social.”

Cuer é próximo de políticos de Mauá, como ex-vice-prefeito Paulo Eugenio Pereira Junior (PT). Se posiciona contrário á saída de Dilma, mas se diz apartidário e, em Brasília, quer conhecer o trabalho dos dois deputados da região, Vicentinho (PT) e Alex Manente (PPS). O estudante ficará na capital federal até quinta-feira. Os trabalhos (vídeos e fotos) que desenvolverá serão disponibilizados no portal da Câmara (edemocracia.camara.gov.br/web/to-na-camara).

Por Junior Carvalho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.