NOTÍCIA ANTERIOR
Telefônica dará desconto para assinantes do Speedy
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hackers invadem programas do Pentágono
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/04/2009 | Informática
Monte conjunto com softwares de segurança gratuitos
Quem não deseja pagar por soluções de segurança pode recorrer a alternativas gratuitas. Nesse caso, usar apenas um único programa costuma não ser o suficiente para montar uma boa proteção.

Isso porque as opções grátis de pacotes com antivírus e firewall integrados são muito reduzidas e não são tão boas quanto as pagas.

Apenas uma realmente se destaca: o Comodo Internet Security (www.comodo.com). O antivírus embutido no pacote, porém, não é dos mais conceituados. É recomendável desabilitá-lo e usar apenas o firewall do Comodo.

O Online Armor (www.tallemu.com) e o PC Tools Firewall Plus (www.pctools.com) são outros bons aplicativos de firewall gratuitos e que costumam comprometer menos o desempenho do sistema do que o Comodo, mais pesado.

Intervenção do usuário

Esses três programas têm uma característica em comum: como eles não veem com um grande banco de dados de programas confiáveis ou um analisador de aplicativos, dependem muito das decisões do usuário para determinar quais tarefas devem permitir ou bloquear.

Não são boas escolhas para quem não quer ser frequentemente incomodado com perguntas feitas pelo software de segurança, mas não há muito como fugir disso nas alternativas gratuitas.

Em relação aos antivírus, há um bom tempo as melhores opções são o Avira AntiVir Personal (www.free-av.com), o Alwil avast! antivirus Home Edition (www.avast.com) e o AVG Anti-Virus Free Edition (free.avg.com/br-pt.pagina-inicial), que pouco ou nada devem às alternativas pagas.

Desses, o grande campeão em taxa de detecção de malware é o programa da Avira, que conseguiu as avaliações "++" e "+" do AV-Test nos testes com software atualizado e de proteção proativa, respectivamente. O AV-Comparatives deu a certificação "avançado" nos dois tipos de teste.

Esses dois laboratórios são referência em avaliação desse tipo de programa.

O avast! vem em segundo, com as notas "++" e "avançado", nos testes com software atualizado, e "o" e "normal", na de detecção proativa.

Em último fica o antivírus da AVG, que nos testes com software atualizado conseguiu apenas obter as avaliações "normal" e "+" e nos de detecção proativa, "normal" e "o". É o menos recomendável dos três.

Como adicional, é possível fazer uso de soluções gratuitas da Symantec, em security.symantec.com.

Elas não oferecem proteção em tempo real, mas fazem uma boa varredura no micro usando os conceituados algoritmos da empresa.

Juntar um firewall e um antivírus gratuito pode conferir um bom nível de proteção ao PC. Ainda assim, em grande parte das vezes, os pacotes pagos, com seus módulos de segurança integrados, ainda são superiores.

Por Emerson Kimura - Colaboração para a Folha de São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.