NOTÍCIA ANTERIOR
Toyota anuncia recall mundial de 550 mil veículos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Toyota e Intel fecham parceria para novo sistema de conectividade
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/11/2011 | Veículos
Montadoras aproveitam para importar
Montadoras aproveitam para importar Chegada de carros em porto brasileiro: empresas aproveitam para elevar estoques. Foto: Divulgação
Chegada de carros em porto brasileiro: empresas aproveitam para elevar estoques. Foto: Divulgação
A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de prorrogar o prazo para o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) deve fazer a entrada de veículos importados disparar até a primeira quinzena do mês que vem. Para os trabalhadores da indústria nacional, a medida interessa apenas aos empresários importadores e afeta diretamente a geração de empregos no País.

O objetivo das empresas, incluindo montadoras instaladas no Brasil, é acumular o maior estoque possível e prorrogar o reajuste nos preços dos veículos. Após o dia 15 de dezembro, os carros que não possuem, pelo menos, 65% de equipamentos nacionais ficarão até 30% mais caros. A medida visa evitar, principalmente, a invasão de produtos chineses e coreanos e o enfraquecimento da indústria automotiva brasileira.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, a entrada de veículos importados no mercado brasileiro é preocupante. “Com isso, novos empregos deixam de ser gerados em toda a cadeia automotiva”, ponderou.

Para o sindicalista, a prorrogação do prazo para a entrada em vigor da nova alíquota do IPI prejudica os trabalhadores, impede a geração de empregos, afeta a produção nacional e vai contra os interesses do País. “A suspensão provisória do IPI não ajuda em nada”, sintetiza.

O presidente da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), José Luiz Gandini, confirma que as empresas estão aproveitando o prazo concedido pelo STF para lucrar. “Para trabalhar com preços melhores até o começo do próximo ano, as importadoras estão trazendo o maior número possível de carros antes do dia 15 de dezembro”, afirmou.

O gerente comercial de importação e distribuição do grupo Hyundai/Caoa, Roberto Pedrosa , confirmou que até dezembro as importações da montadora coreana serão maiores que nos últimos meses. “A tendência é de que as importações continuem aumentando antes do reajuste do IPI”, revelou.

Gandini, que também é o principal representante da Kia Motors no Brasil, outra marca coreana, afirma que a decisão do governo federal de elevar o imposto para carros produzidos fora do País, Argentina e México, pegou os importadores de surpresa. A medida foi anunciada em setembro. “A imposição da alíquota maior é uma barreira de entrada no mercado brasileiro”, opinou.

Por Felipe Rodrigues - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.