NOTÍCIA ANTERIOR
Trabalhadores dos Correios encerram greve com pauta atendida
PRÓXIMA NOTÍCIA
Eletrônicos lideram intenção de compras no black friday
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/11/2014 | Economia
Montadoras antecipam férias coletivas
Montadoras antecipam férias coletivas Fabricantes de veículos adotaram uma série de medidas para driblar a queda de vendas e produção. Mercedes renovou lay off esta semana. Foto: Divulgação.
Fabricantes de veículos adotaram uma série de medidas para driblar a queda de vendas e produção. Mercedes renovou lay off esta semana. Foto: Divulgação.
Mercedes concederá folga a partir da próxima terça-feira ( 02/12)

As montadoras da Região antecipam as férias coletivas de final de ano por conta do baixo desempenho do setor em 2014. De acordo com os dados divulgados pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Mercedes será a primeira a conceder a folga, que será a partir de terça-feira (02/12).

O cenário da indústria automotiva em 2014 foi preocupante para os fabricantes de veículos. Mesmo com o crescimento nos emplacamentos de 3,6% em outubro em relação à setembro, o resultado de vendas no acumulado do ano de queda de 8,9% fez com que as montadoras antecipassem as férias coletiva.

O resultado do setor divulgado pela Anfavea( Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) no inicio do mês revela ainda que o estoque dos automóveis, caminhões e ônibus é de em média 40 dias nas concessionárias, número considerado elevado. Além da produção ter caído 16% entre janeiro e outubro deste ano.

Diversos mecanismos para driblar a queda do setor foi adotada pelas montadoras no decorrer do ano, como a redução da jornada de trabalho, PDV ( Programa de Demissão Voluntária) e o Lay off (sistema que suspende temporariamente o contrato de trabalho), e agora a antecipação das férias coletivas em algumas empresas.

Na Mercedes, os trabalhadores ficarão em férias coletivas de 02 de dezembro à 05 de janeiro. A montadora alemã anunciou esta semana que vai prorrogar o lay off até dia 30 de abril de 2015. Cerca de mil funcionários estão afastados desde maio para adequar a produção com a queda nas vendas deste ano.

Já os funcionários da Ford pegarão coletivas de 15 de dezembro à 09 de janeiro. Na Scania a folga será de 29 de dezembro à 18 de janeiro. As demais montadoras não informaram os sindicatos sobre o período das férias coletivas.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6286 dias no ar.