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DATA DA PUBLICAÇÃO 26/04/2012 | Setecidades
Monotrilho da Região terá R$ 1,7 bilhão em recursos federais
Monotrilho da Região terá R$ 1,7 bilhão em recursos federais  Dilma com ministro no anúncio do PAC Mobilidade. Foto: Roberto Stuckert
Dilma com ministro no anúncio do PAC Mobilidade. Foto: Roberto Stuckert
PAC da Mobilidade também financiará corredor de ônibus em São Bernardo

A Linha 18-Bronze do Metrô de São Paulo, que atenderá moradores de São Bernardo, São Caetano e Santo André, terá quase metade do seu custo bancada com recursos do governo federal. A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (24/04) os investimentos de R$ 1,7 bilhão, valor incluído no programa PAC Mobilidade Urbana Grande Cidades.

A obra está estimada em R$ 4 bilhões. O monotrilho terá 19 quilômetros, 20 estações e capacidade de transportar aproximadamente 270 mil passageiros por dia. A primeira fase do monotrilho Tamanduateí-São Bernardo deve entrar em operação em 2015.

O foco do PAC Mobilidade Urbana é o transporte de média e de alta capacidade. Está prevista construção de 600 km de corredores de ônibus, 380 estações e terminais, 200 km de linhas de metrô e compra de mais de mil veículos sobre trilhos em cidades com mais de 700 mil habitantes de 18 estados. Os empreendimentos vão beneficiar, segundo o Ministério das Cidades, 53 milhões de pessoas.

O projeto do monotrilho está dividido em duas fases:

Fase 1: Tamanduateí –
Paço de São Bernardo
Com extensão de 14 km, é composta por 12 estações (Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matielo, Rudge Ramos-Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves e Paço Municipal) e pelo Pátio Tamanduateí para manutenção e estacionamento de trens.

A diretriz de traçado da Linha 18 – Tamanduateí – SBC (Alvarenga), inicia na Estação Tamanduateí, no Município de São Paulo, seguindo em direção ao eixo da Av. Guido Aliberti, servindo nessa avenida aos municípios de São Paulo e São Caetano. Na transição da Av. Guido Aliberti para a Av. Lauro Gomes, a diretriz de traçado passa a atender aos municípios de São Bernardo e Santo André, até a região do Paço Municipal de São Bernardo. Operação prevista para 2015.

Fase 2: Paço Municipal – Estrada dos Alvarengas
Com extensão de 6 km, é composta por seis estações (Djalma Dutra, Praça Lauro Gomes, Ferrazópolis, Café Filho, Capitão Casa e Estrada dos Alvarengas) e pelo Pátio Alvarengas para estacionamento de trens. Nessa fase a diretriz de traçado se desenvolve dentro do Município de São Bernardo, partindo do Paço Municipal e seguindo pelo eixo da Av. Faria Lima até as proximidades do Terminal Ferrazópolis da EMTU/SP, onde inicia deflexão à direita, passando sobre a Via Anchieta e buscando o eixo da Av. Café Filho, em direção à Estação Estrada dos Alvarengas, próximo à Faculdade de Engenharia Industrial – FEI. Operação prevista para 2016

Corredor de ônibus também terá verba

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, também garantiu R$ 247 milhões do PAC Mobilidade Grandes Cidades para a construção de um corredor de ônibus para cortar a cidade.

O corredor Leste/Oeste ligará a Praça dos Bombeiros, região leste da cidade, com a Rodovia dos Imigrantes, no extremo oeste do município. Terá faixas exclusivas para circulação de ônibus e pontos de parada acessíveis, com plataformas elevadas e informações aos usuários.

Com 20 quilômetros de extensão, o corredor passará pelas avenidas Francisco Prestes Maia, José Odorizzi e Samuel Aizemberg, que precisará ser duplicada, além da construção de quatro viadutos: um sobre a Praça dos Bombeiros, outro sobre a Rodovia Anchieta, duplicando a capacidade do viaduto Tereza Delta, o terceiro sobre a Av. Robert Kennedy e o último sobre a Av. Humberto de Alencar Castelo Branco.

De acordo com o secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar Silveira Campos, o corredor será uma via de entrada para a cidade, ligando o Centro com a Imigrantes. Atualmente, quem está na rodovia e quer vir a São Bernardo, tem que sair pelo bairro Batistini e pegar a Estrada Galvão Bueno, que é uma via muito extensa.

“Com o corredor, iremos desafogar a Lucas Nogueira Garcez, Faria Lima e Paço Municipal. Será uma faixa expressa que beneficiará principalmente a população dos bairros Montanhão, Ferrazópolis, Cooperativa e Alvarenga”, esclareceu. A intenção é que as obras tenham início em 2013 e a previsão é que estejam concluídas em 30 meses.

Por ABCD Maior - Redação com Agências
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