NOTÍCIA ANTERIOR
Prédio de dez andares cai no centro de Buenos Aires
PRÓXIMA NOTÍCIA
Bebê nasce às 11h11 de 11/11/11 na Austrália
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/11/2011 | Internacional
Mississipi vota emenda constitucional que pode proibir pílulas anticocepcionais
O Mississipi vota nesta terça-feira (8) uma controversa emenda à Constituição estadual para declarar óvulos fertilizados como pessoas legais, uma proposta antiaborto que pode sair vencedora e pôr fogo nas discussões sobre o tema com a aproximação da campanha presidencial dos Estados Unidos.

A Emenda 26 (Emenda de Personificação do Mississipi) será votada por menos de um milhão de pessoas em um dos Estados mais conservadores do país. A pergunta é: "Deveria o termo 'pessoa' ser definido para incluir todo ser humano desde o momento da fecundação, a clonagem, ou seu equivalente funcional?"

Para os adversários a esta iniciativa que concede direitos ao embrião, a Emenda 26 terá uma série de implicações legais que criminalizará o aborto e a mulher que exercer seu direito a praticá-lo, como estabelece a lei nos Estados Unidos, e impossibilitará o uso de alguns métodos contraceptivos, como a pílula do dia seguinte ou o DIU.

A proposta será votada no mesmo dia em que este Estado de 2,9 milhões de habitantes elege seu governador. A disputa fica entre o republicano Phil Bryant e o democrata Johnny DuPree - o primeiro candidato negro a um alto posto no Mississipi - ambos a favor da campanha "Sim à 26".

Segundo a última pesquisa da Public Policy Polling, publicada nesta segunda-feira (7) pelo jornal on-line Político, 45% dos eleitores votarão a favor da emenda, 44% contra e 11% permanecem indecisos.

"Vamos ganhar e por uma diferença de votos maior que a indicada pela pesquisa", afirmou o conselheiro geral da Associação de Família Americana (AFA, na sigla em inglês), Patrick Vaughn. A organização participou ativamente da campanha pela Emenda 26, impulsionada pelo grupo formado no Colorado (noroeste), Personhood USA.

Eleitores como Gualberto Garcia Jones, um espanhol de 33 anos - com mais de duas décadas nos Estados Unidosque é membro do conselho diretor e advogado da Personhood USA e que supervisiona a eleição no Mississipi, mostram otimismo quanto à aprovação da emenda.

- Vamos vencer no Mississipi e no ano que vem também sairemos vitoriosos na Flórida, em Montana, Dakota do Sul e Ohio.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Por R7 - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.