NOTÍCIA ANTERIOR
Ministério da Saúde vai oferecer novo medicamento a soropositivos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chega ao Brasil nova cirurgia de hemorroidas, sem corte nem dor
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/10/2010 | Saúde e Ciência
Ministro da Saúde relaciona superbactéria a alto consumo de antibióticos
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta terça-feira que o país precisa controlar de forma mais efetiva o uso de antibióticos, pois o alto consumo desse tipo de medicamento está relacionado ao surto de superbactéria.

No Distrito Federal, 15 mortes podem ter sido provocadas pela bactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), um organismo super-resistente a antibióticos.

"Infelizmente, no Brasil, nós ainda temos o uso indiscriminado de antibióticos", alertou Temporão. "O alto consumo, o consumo irresponsável e a má prescrição é que levam a situações como essa", completou.

Segundo o ministro, também é necessário avaliar as dinâmicas internas dos hospitais, que podem ter levado a falhas no processo de controle de infecção hospitalar. Temporão adiantou que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está concluindo uma nova regulamentação, determinando que o acesso a antibióticos nas farmácias só vai poder se dar por receita médica.

Especialistas de vários países vem acompanhado surtos de infecção hospitalar por conta da bactéria KPC. No Brasil, esta é a primeira vez que é registrado um surto. Há tratamento, mas os pacientes precisam ser submetidos a antibióticos mais fortes e mais caros.

O número de pacientes portadores da chamada superbactéria já está em 135 no Distrito Federal, considerando os casos suspeitos e os confirmados, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF.

A transmissão acontece principalmente por conta da pouca higienização das mãos e pode ocorrer quando um paciente em estado grave é transportado de um hospital para o outro, por exemplo.

Reportagem publicada pela Folha no último dia 13 mostra que, no Brasil, os primeiros registros de KPC são de 2005, em São Paulo. Há casos no Paraná, Rio, Recife, João Pessoa, Vitória e Rio Grande do Sul. Nos EUA, o problema é endêmico em várias regiões.

Por Larissa Guimarães - Folha Online, de Brasília
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.