NOTÍCIA ANTERIOR
Braskem celebra 60º aniversário de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Virada Inclusiva começa nesta quarta-feira em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/12/2014 | Cidade
Ministro da Saúde de Cuba visita Mauá
Ministro da Saúde de Cuba visita Mauá Ministro da Saúde de Cuba visita unidades de Mauá que desenvolvem Programa Mais Médicos. Crédito: Roberto Mourão/Bruno Prado
Ministro da Saúde de Cuba visita unidades de Mauá que desenvolvem Programa Mais Médicos. Crédito: Roberto Mourão/Bruno Prado
Para Roberto Morales Ojeda, encontro foi importante para indicar em que o governo cubano poderá colaborar ainda mais no Programa Mais Médicos

A comitiva que acompanhou o ministro da Saúde de Cuba, Roberto Morales Ojeda, e a embaixadora do país, Marielena Ruiz Capote, visitou as unidades de saúde do Parque São Vicente e Jardim Primavera, em Mauá, na manhã desta segunda-feira (1º). A visita teve representantes dos setores responsáveis pela implementação do programa no Ministério da Saúde do Brasil, e começou pelo gabinete do prefeito, Donisete Braga, com a presença da secretária de Saúde, Célia Bortoletto.

A vice-ministra da Saúde, Marcia Covas, a consulesa de Cuba, Nélida Hernandez Carmona, e outras autoridades integraram a comitiva cubana.

Para o ministro Morales, “esta reunião foi importante para ver de que forma o governo cubano pode ampliar a colaboração, já que a comunidade brasileira tem aprovado o programa Mais Médicos. ” A visita é uma rotina para os integrantes do governo cubano, já que podem acompanhar de perto o trabalho e resultados obtidos pelas equipes enviadas a outros países.

Ele lembrou que o Brasil tem 14.452 médicos no programa e, destes, 11.414 são cubanos. “Posso ver a satisfação dos colaboradores, dos gestores, da comunidade das unidades de saúde e, sobretudo, da população que utiliza o serviço”, afirmou o ministro.

Com a chegada dos médicos cubanos, Mauá aumentou de 47 para 85 equipes do programa Saúde da Família. Isso representa uma cobertura de 76% do território da cidade. Enquanto esteve na unidade de saúde do Parque São Vicente, o ministro pode conversar com as médicas Mildaray Calviño Salabarria e Diana Rosa Alejo Lopez.

“Os primeiros médicos foram para a periferia, mas, aqui não tem favelas e sim áreas vulneráveis”, explicou Mildaray, acostumada a atendimentos em locais precários. Já Diana mostrou os espaços na unidade, exemplificando que “existem áreas diferentes para acolhimento e para consulta onde faz o atendimento em Clínica Médica.”

A humanização é uma característica na filosofia de trabalho destes profissionais. “Em nome dos profissionais cubanos, eu digo que nos sentimos orgulhosos com o que temos realizado aqui e continuaremos servindo com o mesmo profissionalismo e atenção. Pessoalmente, é um presente de Deus terem me colocado para trabalhar em Mauá”, relatou uma das médicas que atende na Unidade II do Jardim Zaíra, Beatriz Ramos Pelegrin. O usuário da UBS do Jardim Primavera, Erione Teófilo de Sá, elogiou o atendimento: “eles fazem consultas olhando nos olhos, são atenciosos e muito humanos.”

O prefeito comemorou a presença da comitiva na cidade e reafirmou que os usuários das unidades de saúde aprovam o trabalho e atendimento dos médicos cubanos. Donisete Braga falou ainda sobre investimentos. “Teremos o primeiro curso de Medicina, por meio da Faculdade de Medicina que será implantada na cidade. E os programas federais, como o Prouni e FIES, vão permitir que os filhos de pobres que estudaram na escola pública possam fazer o curso. Cuba tem sido um grande parceiro e nos proporciona um importante aprendizado que vai elevar a qualidade da saúde no Brasil, no estado e, principalmente, no município. ”

A secretária de Saúde, Célia Bortoletto, declarou que os profissionais cubanos “ajudaram a melhorar o atendimento na Atenção Básica, setor que sofria com a falta de médicos. A população elogia bastante o jeito atencioso com que tratam os usuários. ” A gestora acredita que sendo possível agregar outros médicos ao sistema municipal em outros setores, como a área de Especialidades, o serviço terá maior capacidade resolutiva.

Ao final da visita, o ministro se encontrou com os 47 profissionais cubanos que integram o Programa Mais Médicos em Mauá e fez o reconhecimento do trabalho desenvolvido. Morales afirmou a certeza de continuar colaborando para melhorar a saúde no Brasil e ajudar a transformar o país numa referência mundial. “É muito merecido o reconhecimento que podemos oferecer a vocês. Tenho certeza que estão recebendo todo o carinho dos brasileiros e sendo tratados como irmãos cubanos”, considerou o ministro.

O país tem mais de 50 mil médicos distribuídos em 67 países, sendo que 65% são mulheres. O ministro finalizou elogiando como os profissionais cubanos estão empenhados em missões humanitárias internacionais, como na reconstrução do Haiti e na luta de combate ao vírus Ebola em três países do continente africano.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.