NOTÍCIA ANTERIOR
População deve ficar atenta para o risco de doenças respiratórias
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ministério da Saúde aprova novo projeto da FMABC para o Pró-Saúde
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/04/2012 | Saúde e Ciência
Minha filha é uma criança absolutamente normal, diz Roberto Justus
Minha filha é uma criança absolutamente normal, diz Roberto Justus  Roberto Justus, 56, a mulher, Ticiane Pinheiro,35, e a filha do casal, Rafaella, 2; apresentador fala sobre ela. Foto: Wilson Araújo/Revista 'Quem'/Divulgação
Roberto Justus, 56, a mulher, Ticiane Pinheiro,35, e a filha do casal, Rafaella, 2; apresentador fala sobre ela. Foto: Wilson Araújo/Revista 'Quem'/Divulgação
Rafaella Justus completa três anos em 1º de julho e desde o seu nascimento é uma minicelebridade. A caçula do publicitário e apresentador Roberto Justus, 56, e da atriz e apresentadora Ticiane Pinheiro, 35, aparece em cerca de 270 mil citações no Google. Ganhou perfil falso no Twitter, com 34.155 seguidores.

Tem seu nome associado indevidamente a uma série de síndromes. Nas colunas e sites de celebridades, a neta da eterna "Garota de Ipanema", Helô Pinheiro, ganhou o título de "Miss Simpatia".

Leia abaixo o depoimento de Roberto Justus sobre a filha:

-
Quando apareceu no Twitter o perfil "A filha de Justus" no ano passado, as pessoas comentavam: "Você viu o que fizeram com a Rafa?"

Fiquei chateado, obviamente, e fui me inteirar sobre o perfil falso. Na descrição do perfil tem a frase "Ticiane Pinheiro diz que sua filha não tem nenhuma síndrome". Por isso, a pessoa alegou prestar um serviço. Expliquei que Rafa, de fato, não tem nenhuma síndrome, portanto, não seria a forma de levantar tal bandeira.

Minha filha tinha acabado de fazer dois anos. O perfil surgiu logo depois da festinha de aniversário.

Entrei nesse Twitter e mandei uma mensagem perguntando o porquê. A pessoa me respondeu toda preocupada. "Imagina, é como se fosse uma criança, falo da dedeira dela [mamadeira]." Justificou-se dizendo que se tratava de uma "criança pública", querida de todos, e só estava dando voz fictícia à Rafa.

Argumentei que era um fórum desnecessário. A pessoa continuou postando. Poderia tentar tirar a página do ar. Pensei bastante e não o fiz, pois só tinham sido postadas brincadeiras bobas. Caducou a piada. Se houvesse uma ofensa grande, tomaria alguma medida.

No Brasil, o Twitter tem uma dimensão muito grande. Tenho 600 mil seguidores e, minha mulher, Ticiane, outros 600 mil. Para cada um que fala uma bobagem sobre a Rafa, tem pelo menos 20, 30 dizendo que é absurdo. As pessoas travam discussões agressivas. Coisa que nem eu nem Ticiane nunca fizemos.

Tive vários Twitters, Orkuts e Facebooks "fakes", muita gente falando besteira em meu nome. É normal acontecer com celebridades.


Alteração facial

O tempo é o senhor da razão. E no caso ele vem mostrando o quanto Rafa é saudável e feliz.

Minha filha teve uma coisa que se chama estenose crânio-facial. Uma alteração óssea corrigida recentemente com uma cirurgia e com o uso de aparelho ortodôntico.

A cirurgia, graças a Deus, foi um grande sucesso.

O mais importante era resolver o aspecto funcional.

Esse tipo de disfunção pode atrapalhar um pouco a respiração. Era preciso também ajustar a oclusão do maxilar, a mordida.

Essas coisas nos preocupavam. Os médicos dizem que está resolvido.

Em casos bem mais graves, pode haver sequela. Rafa não tinha problema de saúde. É como um desvio de septo no nariz, que se corrige com uma cirurgia simples.

Haveria um problema de saúde se houvesse algum comprometimento motor, cognitivo ou cerebral.

Rafa é uma criança absolutamente normal. Fizemos testes motores e de inteligência. Ela é acima da média.

Exagero
Como se criou todo esse exagero em relação ao tema? De certa forma, o fato de não ter comentado antes pode ter ajudado a criar especulação.

Não havia, lá atrás, base para falar. Tínhamos uma ideia do que poderia ser, mas existia a necessidade de aguardar o desenvolvimento ósseo dela.

As demonstrações de inteligência e socialização precoce, mais o desenvolvimento motor fantástico, deixavam claro a normalidade dela em todos os sentidos.

Se a Rafa tivesse um comprometimento, eu não teria problema em admitir. Me incomodava ler: ah, "eles querem esconder" Esconder o quê? Se as pessoas conversassem cinco minutos com a Rafa, iam ver que ela não tem nenhuma síndrome.

Sou solidário às crianças que têm esse tipo de problema. Sou pai quatro vezes.

Nenhuma realização é maior do que ver os filhos crescerem saudáveis.

Rafa é muito carismática, tanto que a imprensa a apelidou de "a Suri brasileira", em referência à filha do Tom Cruise. Toda curiosidade saudável é bem-vinda.

Eu entro na vida das pessoas com meu programa de TV. Tenho obrigação de atender o público com carinho, tirar foto, dar autógrafo. Mas certas coisas são de foro íntimo.

Uma graça

Ao contrário do que muitos imaginam, a alegria gerada pela Rafa é tão grande que não houve esse mundo sombrio que tentaram colocar na nossa vida.

Rafa veio iluminar a vida de todos nós.

Como qualquer pai do mundo, para mim, ela é a criança mais linda do mundo, com aqueles olhos azuis e o cabelo cor de mel.

As feições de uma criança de dois anos mudam radicalmente. Você vê muitos bebês lindos que são adultos feios e vice-versa.

Grandes tops eram feinhas na escola. E, de repente, viraram referência mundial de estética.

Se quiserem achar que minha filha não é tão bonita, podem achar. Muito gente acha ela linda. Rafa reúne um conjunto de coisas que fazem dela uma graça de criança.

Por Eliane Trindade - Colaboração para a Folha
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6234 dias no ar.