NOTÍCIA ANTERIOR
Microsoft lança sensor de movimentos Kinect para o PC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Microsoft vai lançar prévia do novo Windows no dia 29
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/02/2012 | Informática
Microsoft já prepara nova versão para o Windows Phone
Microsoft já prepara nova versão para o Windows Phone Técnico demonstra um smartphone com Windows Phone 7, na feira CES, em Las Vegas / Foto: Frederic J. Brown/France Presse
Técnico demonstra um smartphone com Windows Phone 7, na feira CES, em Las Vegas / Foto: Frederic J. Brown/France Presse
O Windows Phone 7 ainda é um novato no mercado, mas a próxima geração do sistema operacional móvel da Microsoft já está sendo preparada, mirando acirrar a competição com o Android, do Google, e com o iOS, da Apple.

As informações sobre o que seria o Windows Phone 8 surgiram no início deste mês no site "Pocketnow", que afirma ter tido acesso a um vídeo no qual Joe Belfiore, gerente de Windows Phone, revela as melhorias do sistema.

Na nova versão, o WP relaxaria requerimentos técnicos impostos pela Microsoft aos fabricantes de smartphones. O sistema funcionaria com quatro tipos de resolução de tela (hoje só funciona com um) e rodaria com processadores com mais de um núcleo e em aparelhos com entrada para cartão microSD.

"Isso é uma tentativa de ampliar a participação em um mercado com novas categorias de aparelhos, como smartphones, tablets e até PCs", diz Bruno Freitas, analista da consultoria IDC.

Também apareceriam na nova plataforma suporte a NFC, que permite pagamentos on-line por aproximação, e controle de consumo de dados e energia por meio de um aplicativo nativo, ferramentas já conhecidas de usuários do Android.

A Microsoft não confirma as informações e a veracidade do vídeo.

Integração

Segundo o "Pocketnow", o WP 8 vai usar o mesmo sistema central (ou kernel) do Windows 8, a próxima versão do sistema para PCs. Isso significa que eles serão tão próximos que aplicativos criados para um poderão ser facilmente adaptados ao outro.

"Isso vai ajudar desenvolvedores a criar aplicativos que funcionam no desktop e em dispositivos móveis, o que poderia aumentar o número de apps para Windows Phone. A falta de aplicativos é uma das causas do fracasso do WP até agora", diz Rob Sanfilipo, da consultoria Directions on Microsoft.

Se confirmada a informação, a integração entre desktops e aparelhos móveis deverá ser um dos atrativos da plataforma, já que nem Google nem Apple fazem isso com os sistemas móveis Android e o iOS.

*
Tecpédia


Aplicativo nativo
Aplicativo instalado localmente e feito para rodar no ambiente (como telefone celular) em que está sendo executado. A calculadora do iPhone, por exemplo, é um app nativo.

Kernel
Componente central do sistema operacional que faz a ponte entre os aplicativos e o hardware, gerenciando os recursos da máquina.

NFC
Sigla que significa Near Field Communication (Comunicação de Campo Próximo, em tradução livre), padrão tecnológico que permite a conectividade sem fio em curtas distâncias entre aparelhos, algo parecido com o que faz o Bluetooth.

Núcleo de Processador
Uma pequena pastilha de silício contendo milhões de transistores que funcionam como unidades que leem e executam as instruções dadas pelos aplicativos.

Por Bruno Romani - Colaboração para a Folha
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2021 - Desde 2003 à 6840 dias no ar.