NOTÍCIA ANTERIOR
Sistema permite controlar cursor do computador com movimento de olhos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Instagram alcança o número de 1 bilhão de fotos publicadas
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/07/2012 | Informática
Microsoft apresenta nova geração do Office nos Estados Unidos
Microsoft apresenta nova geração do Office nos Estados Unidos Steve Ballmer, CEO da Microsoft, faz anúncio do novo Office (Foto: Laura Brentano/G1)
Steve Ballmer, CEO da Microsoft, faz anúncio do novo Office (Foto: Laura Brentano/G1)
Companhia reúne jornalistas para anúncio em San Francisco.

Pacote de programas tem intenção de ajudar na produtividade do usuário.


A Microsoft apresenta, nesta segunda-feira (16), a nova geração do seu pacote Office, o conjunto de programas de produtividade da companhia que inclui o processador de textos Word, o software de planilhas Excel e o programa de apresentações PowerPoint. "É o lançamento mais ambicioso do Office que já fizemos", disse Steve Ballmer, CEO da empresa.
Parece que estamos em 1995 de novo. Há anos, não nos sentimos tão vibrantes e empolgados com uma nova versão do Windows"

A partir de agora, o pacote Office será mais integrado ao modelo de computação em nuvem - que possibilita o acesso aos aplicativos e dados de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, via internet - permitindo a edição de documentos em vários dispositivos, e mais adaptado aos dispositivos com telas sensíveis ao toque ou a canetas digitais. "Parece que estamos em 1995 de novo. Há anos não nos sentimos tão vibrantes e empolgados com uma nova versão do Windows", disse o CEO. "É a mais vibrante e animadora versão do Office em anos."

"Nós transformamos o Office para abraçar os princípios de design do Windows 8", disse Ballmer. Isso faz com que um dos grandes destaques do novo Office seja seu design, alinhado ao sistema de blocos que a Microsoft adotou para o Windows 8. A interface ficou conhecida como “metro”. "A nossa nova onda de produtos foi criada para o seu escritório moderno", afirmou o executivo.

Ballmer apresentou uma versão prévia do novo pacote, que já está disponível para download --ele não é compatível com o Windows Vista ou Windows XP. O software final, cuja compatibilidade ainda não foi revelada, ainda não tem data oficial de lançamento e não há confirmação que o novo office chegue junto com o windows 8 em outubro.

"A nova geração do Office marca o momento em que ele se transforma em um serviço", disse Ballmer. Segundo ele, o novo Office se adapta ao jeito com que as pessoas trabalham atualmente. "As pessoas trabalham de formas mais sociais e colaborativas. O Office usa, por exemplo, a nuvem para lembrar o que você estava fazendo ou suas preferências. O novo Office usa o lado social."

Ballmer exemplifica esse novo modelo de trabalho com "cenários" que se tornaram mais importantes que nunca. "Nas reuniões, agora as pessoas podem ter Skype numa sala de teleconferência. O novo Office segue esse caminho", disse. "Apesar disso, ainda há muitas anotações off-line."

Essa mobilidade do "escritório moderno" de Ballmer é evidenciada no fato de que agora o Office tem um "modo de leitura" em tela cheia que se adapta a cada modelo e tela de tablet. Além disso, haverá uma integração multimídia nesses tipos de documento, permitindo fazer a adição de vídeos e fotos guardados na nuvem.

Os programas também serão integrados com a nuvem, por meio do SkyDrive, como padrão, todos os documentos criados no Office serão salvos na nuvem, permitindo comentar arquivos de amigos e receber revisões.

O lançamento é mais uma iniciativa da Microsoft para competir com os concorrentes do Office: o Google Docs, que funciona completamente on-line, e o iWork, da Apple, que já tem versões para o iPad.

Social
O novo Office tem integradas uma série de funções que querem tornar a edição de documentos mais social. Foi criada, por exemplo, a nova função Salvar e Compartilhar, que permite postar o que foi criado no Facebook ou em um blog, por exemplo.

Um grande destaque dessa integração é a inserção do Skype diretamente nos programas. Agora, é possível acessar o serviço de ligações e videoconferências pela internet, comprado pela Microsoft, diretamente dos programas.

A Microsoft demonstrou essas funções de compartilhamento e integração em uma tela gigante multitoque da Perceptive Pixel, comprada pela companhia no início de julho.

"O telão abre para uma nova experiência para o Office e para a produtividade moderna", contou Ballmer. "Você pode, por exemplo abrir a área de convites para compromissos do Outlook e, por ali mesmo, abrir uma reunião em videoconferência." Ele mostrou que o multitoque pode ser usado para fazer revisões em arquivos.

O Office também consolida as informações compartilhadas pelos participantes das reuniões em uma espécie de "ata virtual".

PowerPoint
Kirk Koenigsbauer, vice-presidente da divisão de Office da Microsoft, subiu ao palco para falar sobre os novos programas, um a um. Ele começou com a demonstração do novo Power Point --apesar de a companhia ter anunciado um tablet próprio, um aparelho da Samsung foi escolhido para a ocasião.

Koenigsbauer mostrou o que a navegação comandada pelo toque adiciona ao programa. Agora, o usuário pode navegar pelos slides e ajustar tamanhos através da tela sensível. "Você tem todos os comandos na ponta dos dedos", explicou o executivo.

Um novo efeito especial do programa faz a passagem entre os slides como se fosse um pedaço de papel virando.

Outlook
O programa de e-mails da Microsoft também ganhou nova versão e ficou parecido com o Gmail, serviço on-line de mensagens do Google. O design ficou mais focado na leitura de mensagens, o que acabou tirando elementos como o Calendário da tela inicial. "Os ícones ficam na lateral esquerda e você pode acessá-los rapidamente", contou Koenigsbauer.

O software agora também fará armazenamento das mensagens na nuvem, por meio do SkyDrive.

Word
Koenigsbauer afirmou que a Microsoft quer que, além de escrever, o novo Word seja um lugar de "primeira classe" para a leitura dos usuários. Além disso, a nova versão do programa permitirá a adição de vídeos aos documentos.

SharePoint
O SharePoint, usado para a gestão e compartilhamento de projetos, também mudou e ganhou um newsfeed, que reúne as novidades produzidas pelas equipes.

Ele traz informações como fotos e vídeos e também permite fazer chamadas telefônicas, videoconferênciais, enviar mensagens e saber em qual departamento cada pessoa trabalha.

O programa também inclui funções do Yammer, serviço de redes sociais corporativas, recentemente adquirido pela Microsoft.

Excel
O programa de planilhas ganhou a nova função FlashField, que faz uma espécie de preenchimento automático das colunas.

Microsoft Office
A última versão do pacote Office havia sido lançada pela Microsoft em abril de 2010, em um evento em Nova York. O Office 2010, lançado na ocasião, teve como grande destaque a integração com a “nuvem”, que permitia a edição on-line dos documentos.

Ainda em 2010, a Microsoft lançou o Office 365, uma versão totalmente on-line do pacote, de olho no mercado de pequenas e médias empresas.

Concorrente do Google Docs e do iWork (da Apple), o Office ainda representa parte considerável da receita da Microsoft. O jornal “USA Today” divulgou na última semana que os softwares foram responsáveis por US$ 22,2 bilhões da receita total de US$ 70 bilhões que a companhia registrou no ano fiscal de 2011.

Segundo Steve Ballmer, o Office é uma ferramenta de produtividade usada em peso pelos estudantes, ele afirmou que um terço do público que usa o produto é formada pela categoria.

Por Laura Brentano - G1, em San Francisco (EUA) - a repórter viajou a convite da Microsoft
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.