NOTÍCIA ANTERIOR
Empresas do setor de estamparia fecham acordo com metalúrgicos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Procon divulga lista de 200 sites que devem ser evitados em compras
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/11/2012 | Economia
Micro e pequena empresas do ABCD se preparam para Copa
Micro e pequena empresas do ABCD se preparam para Copa Celso Ewao Assanome, dono de empresa do setor plástico, em Mauá, adapta produção para atender às demandas de acessórios do varejo para a Copa 2014. Foto: Fabiano Ibidi
Celso Ewao Assanome, dono de empresa do setor plástico, em Mauá, adapta produção para atender às demandas de acessórios do varejo para a Copa 2014. Foto: Fabiano Ibidi
Com o apoio do Sebrae, empresários identificam demandas de produtos e serviços

Os micro e pequenos empreendedores do ABCD já investem em produtos e serviços para atender as demandas da Copa do Mundo em 2014, no Brasil. A Japan Ar, em Mauá, empresa do setor plástico, produziu e entregou 100 mil vuvuzelas (cornetas usadas em jogos de futebol) para lojistas que começaram a fazer o estoque do acessório.

A empresa que atua há 20 anos no mercado metalúrgico e plástico investe em segmentos de ocasião. A vuvuzela, espécie de corneta de plástico, se popularizou na Copa de 2010, na África do Sul. A empresa tem 15 funcionários e o investimento para atender a demanda esportiva foi apenas na matéria-prima.

“Já tínhamos os equipamentos, só adaptamos a produção para este material. Vendemos 300 mil unidades na época do evento e se tivessemos milhões, venderíamos tudo. Para 2014 venderemos no mínimo dois milhões de unidades”, aposta o empreendedor Celso Ewao Assanome.

A atual lista de produtos oferece quatro itens entre cornetas, vuvuzelas, hastes para carros e o bate palma. Até 2014, ainda serão lançados outros cinco itens, um deles bastante inovador com características da música brasileira, de acordo com Assanome.

“Acreditamos nessa oportunidade dos eventos esportivos, teremos uma demanda de milhões de itens de cada produto. Mesmo não ocorrendo jogos aqui (na Região), forneceremos para o Brasil inteiro. São mais de 500 clientes e muitos já fizeram os pedidos”, afirmou o empresário.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece ajuda para a oportunidade. “Os empreendedores podem trabalhar com produtos e serviços como o caso da vuvuzela. É um momento de expansão, de melhorar o negócio”, afirmou Marcelo Alciati, gestor de projetos do escritório regional do Sebrae no ABCD.

Estudo aponta oportunidade de negócios

O Sebrae está com o projeto de encontrar empreendedores com potencial de produção, serviços e comércios para atender às demandas da Copa do Mundo no Brasil. “O Sebrae assinou um convênio com a FIFA (Federação Internacional de Futebol) para indicar os potenciais empreendedores e capacitá-los para atender os diversos setores”, explicou Marcelo Alciati, do Sebrae.

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas aponta 456 oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas que deverão surgir em decorrência dos eventos da Copa do Mundo, só no Estado de São Paulo.

O setor de comércio concentra 51% das oportunidades mapeadas pelo estudo, seguido pelo de serviços (30%) e indústria (19%).

São diversos segmentos com potenciais demandas: construção civil, tecnologia da informação, turismo, produção associada, agronegócio, madeira e móveis, têxtil e confecção, comércio varejista e serviços.

O Sebrae também visita as empresas interessadas e avalia como pode se inserir nas oportunidades.

Evento - O Sebrae regional em parceria com a Prefeitura de São Bernardo promove nesta terça (27/11) palestra para os empresários do ABCD conhecerem as oportunidade de negócios, a partir das 19h, na Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) rua Imperador, 14 bairro Nova Petrópolis.

Informações e inscrições pelo telefone 4990-1911.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.