NOTÍCIA ANTERIOR
Justiça argentina libera free shops em embarcações no rio da Prata
PRÓXIMA NOTÍCIA
Rio de Janeiro é eleito melhor destino turístico ''custo benefício'' em 2013
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/10/2012 | Turismo
Mexicanos celebram Finados com festa
Nos dias 1° e 2 de novembro, os mexicanos celebram o Dia dos Mortos, que em nada lembra o nosso Finados. Em vez de missa, choro e preces, eles fazem oferendas às almas dos falecidos com direito a piquenique, vigília nos túmulos, música e alegria. As casas são decoradas com enfeites e altares em homenagem aos parentes que já se foram. E os cemitérios são tomados por guloseimas e cortejos de todo tipo. Estátuas de papel machê de esqueletos vestidos com roupas nas mais variadas cores fazem a cerimônia mais parecer uma divertida festa de Halloween.

O Parque Xcaret, em Playa del Carmen, também tem uma réplica de cemitério, com túmulos em formato de casinhas coloridas - tem até jazigo imitando um automóvel -, epitáfios bem humorados e, em vez de flores, o usual copinho com leite para servir de oferenda.

Passadas as festividades aos mortos, é a vez de Playa del Carmen afinar seus acordes para outro grande evento do calendário mexicano: o Riviera Maya Jazz Festival. São três dias de shows, em meados de novembro, com a nata da música internacional. A banda Kool and the Gang e o brasileiro Ivan Lins são algumas das figurinhas carimbadas que costumam dar canja em espetáculos gratuitos realizados no palco do parque central.

E no dia 12 de dezembro o país inteiro se une em louvores à Virgem de Guadaluoe. Reza a lenda que a mãe de Jesus teria aparecido para o índio Juan Diego em 1531, no morro do Tepeyac. A imagem teria pedido ao indígena que relatasse o acontecido ao bispo da Cidade do México, então capital do império asteca, e que fosse erguido um templo em seu nome no local. Diante da exigência de provas por parte do pároco, Maria fez crescer flores no morro semidesértico e sugeriu que Juan as entregasse ao bispo. Poucos dias depois, o visionário as colocou em uma manta e as levou ao religioso, que caiu de joelhos quando retirou todas as flores do saco improvisado com as próprias roupas do índio: no pano rústico, lá estava impressa a imagem da Virgem Maria.

Não demorou muito para que uma igreja fosse erguida no topo do morro, onde hoje fica a famosa basílica da Cidade do México. Mas a animada região de Cancun também tem motivo especial para celebrar a data. É que Isla Mujeres guarda uma das três estátuas miraculosas da Virgem Maria, descoberta em Boca Iglesia, no ano de 1890, e envolta em muitas lendas. A festa dura uma semana e se encerra com a cerimônia de reconsagração da igreja na praça principal.

Por Heloísa Cestari, Enviada ao México - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.