NOTÍCIA ANTERIOR
Juiz manda criar inspeção veicular em 128 cidades
PRÓXIMA NOTÍCIA
Impasse com a Capital trava edital de licitação para o metrô do ABCD
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/05/2013 | Geral
Metroviários de SP decidem adiar greve para próxima semana
Metrô e trabalhadores têm reunião marcada para a próxima segunda-feira.

TRT decidiu que, em caso de greve, seja mantida ao mesmo 70% da frota.


Os metroviários decidiram, na noite desta segunda-feira (27), em assembleia realizada na sede do sindicato, na Zona Leste de São Paulo, adiar para a próxima semana a paralisação da categoria, marcada inicialmente para esta terça-feira (28). Os trabalhadores dizem que, caso não haja acordo com o Metrô, podem paralisar as atividades à 0h de terça-feira (4).

Durante a assembleia desta segunda, os trabalhadores não aceitaram a proposta do Metrô, apresentada durante encontro nesta tarde na sede Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Centro de São Paulo. A companhia ofereceu reajuste de 6,42% e aumento de 11,51% no vale-refeição, passando o valor unitário para R$ 25,65, segundo o sindicato. Um novo encontro foi agendada para as 15h da próxima segunda-feira (3).

A Justiça havia decidido que, caso houvesse greve da categoria, 100% dos metroviários deveriam trabalhar nos horários de pico (das 6h às 9h e das 17h às 19h) e 70% nos demais horários. A categoria reivindica aumento real de 14,16%, reposição salarial de 7,30%, aumento no vale alimentação para R$ 382,71 e mais participação nos resultados.

Campanhas salariais
O Sindicato dos Engenheiros Ferroviários em São Paulo e o Sindicato dos Ferroviárias de São Paulo chegaram a um acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em relação à campanha salarial e aceitaram o reajuste salarial de 6,97% e a implantação de plano de cargos, carreiras e salários com adequações salariais.

Dois outros sindicatos ainda negociam com a empresa: o Sindicato Central do Brasil de São Paulo, que representa as linhas 11 e 12, pede reajuste salarial, vale alimentação igual ao dos metroviários e volta dos colegas demitidos; o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana (Sinfer), que representa as linhas 8 e 9, também negocia reajustes salariais, planos de cargos e salários e melhorias no valor nos planos de participação e resultados, entre outras reivindicações.

Após a assembleia realizada em frente à Estação Brás na noite de segunda-feira, as duas categorias decidiram suspender a greve marcada para o dia 28. Será feita uma reunião nesta terça-feira no Tribunal Regional do Trabalho às 14h com a CPTM e na próxima segunda-feira (03) haverá uma nova assembleia conjunta para decidir se os sindicatos irão entrar em greve.

Metrô
Por meio de nota enviada após a decisão dos metroviários, a companhia informou que mantém a negociação com os trabalhadores. Confira a íntegra da nota do Metrô:

" Em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (27/5), o Sindicato dos Metroviários decidiu adiar possível greve prevista para esta terça-feira (28/5). Com isso, o Metrô informa que vai operar normalmente nesta terça-feira. Será feita nova audiência para negociação entre as partes na próxima segunda-feira (3/6) no Tribunal Regional do Trabalho.

O Metrô mantém a negociação com o Sindicato dos Metroviários para evitar uma paralisação que pode prejudicar mais de 4 milhões de usuários do Metrô e toda a população de São Paulo.

A Companhia realizou neste mês seis reuniões com a categoria para negociar o reajuste dos metroviários, que reivindicam, além de reajuste de 8,06%, aumento real de 14,16%. Nos últimos sete anos, a soma de aumentos chegou a 48,84%. Somente acima de inflação, foram 8,8% no mesmo período.

A Companhia concede uma série de benefícios aos seus funcionários, como participação nos lucros, vales Refeição e Alimentação, auxílio médico e previdência, além de outras gratificações".


Por Marcelo Mora - G1 São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.