NOTÍCIA ANTERIOR
Bebê perde movimentos após operação
PRÓXIMA NOTÍCIA
Festival de Ribeirão Pires vai além do chocolate
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/08/2010 | Setecidades
Metrô precisa chegar ao ABCD, diz especialista
Quando se pensa em transportes do futuro, logo vem à mente uma imagem de Os Jetsons, desenho animado dos anos 1960. Afinal, carros e ônibus voadores parecem ser a única solução para o caos das grandes cidades.

De volta à realidade, enquanto o governo do Estado ignorar o transporte coletivo da Região, o caos continuará, de acordo com o professor de engenharia da UFABC (Universidade Federal do ABC) e especialista em transportes, José Alex Sant’anna.

Sant’anna acredita que a Região deve ser incluída no programa Expansão São Paulo. “O metrô não pode ficar somente na Capital. Seria interessante transformar a linha do trem metropolitano que cruza o ABCD em metrô, que é mais rápido e mais eficiente”, opinou.

O professor da UFABC é cético quanto à proposta de construção do Metrô Leve, um veículo de trilhos suspensos, defendida por prefeituras da Região. “Isso é coisa para a Europa, não resolve no Brasil. Custa caro e a capacidade é menor que a dos ônibus comuns”, criticou. Em sua avaliação, é melhor investir em corredores de ônibus e planejamento regional das linhas.

Outro crítico do sistema é o professor da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Creso Peixoto. “O que precisa ser feito é construir metrô, de preferência elevado ou de superfície, no caso de cidades menores, como São Caetano”, sugeriu.

A ideia de elevar o sistema é defendida por conta da redução de custos da obra. “Hipoteticamente, enquanto o metrô de superfície custa um, o elevado custa dois e o de túnel, modelo mais utilizado em São Paulo, custa de seis a dez. Por isso é tão difícil fazê-lo chegar ao ABCD”, avaliou Peixoto.

O professor da FEI foi além e citou outros meios de transporte que poderiam levar a Região ao futuro: o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que chegou a ser avaliado como alternativa no ABCD, mas foi substituído pelo Metrô Leve; o ônibus por telefone (tipo de lotação), que funciona em Londres, é mais caro que um ônibus comum, mas mais barato que um táxi; e a boa e velha magrela. “A bicicleta é a verdadeira alternativa do futuro”, garantiu.

Projeto - A visão do secretário de Transportes de São Bernardo, Oscar José Ganeiro, é diferente. A cidade foi responsável por elaborar o projeto funcional do Metrô Leve. “Agora o Metrô de São Paulo será o responsável pela execução da obra e já aprovou a licitação para contratar o projeto básico”, disse Ganeiro.

De acordo com nota enviada pelo Metrô, a próxima etapa será a execução do projeto básico. Em dezembro do ano passado, foi liberado repasse de R$ 27,6 milhões do Ministério das Cidades para a conclusão dessa fase, que deve levar um ano. O Metrô também deverá elaborar estudos ambientais e os procedimentos de licenciamento da obra.

O percurso terminará na estação Tamanduateí, onde haverá a integração com o Metrô e a CPTM. Quando concluída, a obra representará economia de até uma hora nos deslocamentos dos passageiros do ABCD. No entanto, o Metrô não informou data para a conclusão.

A CPTM foi questionada sobre projetos futuros e a chegada do Metrô à Região, mas não se manifestou.

Metrô - Apontado como solução pelos especialistas, o metrô de São Paulo ainda deixa a desejar em relação ao de outros países. No total são 61 km de trilhos para atender 30,8 milhões de habitantes, transportando 3,7 milhões de passageiros/dia.

O metrô de Nova York atende população semelhante, de 30,4 milhões de habirantes, mas conta com 398 km de trilhos, distribuídos em 26 linhas e 468 estações, por onde passam 5,6 milhões de passageiros/dia.

O metrô com maior em extensão no mundo é o de Londres. Tem 415 km e atende 19,8 milhões de habitantes.

Por Camila Galvez - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.