NOTÍCIA ANTERIOR
Doria lança versão regional do Cidade Linda e concurso de ''Bairro Lindo do Mês''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Escolas cobram verba do Carnaval de 2018
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/05/2017 | Política
Metrô no ABCD volta à estaca zero
Metrô no ABCD volta à estaca zero Metrô no ABCD: entre promessas e dificuldades financeiras projeto não avança. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Metrô no ABCD: entre promessas e dificuldades financeiras projeto não avança. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Primeira promessa de Alckmin para conclusão da obra foi para 2018

O presidente do Consórcio Intermunicipal, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), admitiu, em reunião realizada nesta quarta-feira (03/05), que o metrô no ABCD não deve sair do papel nos próximos anos. a explicação para o atraso seria por conta de dificuldade financeira do governo do Estado e do governo federal.

“Se não tiver uma melhora na economia do País, é óbvio que é um projeto fica cada vez mais distante. Primeiro o governo federal negou a aprovação de empréstimo que pedimos. Tenho conversado com o Temer (presidente da República, Michel Temer) pedindo o aporte. Não anda. Não temos o recurso mínimo para fazer as desapropriações. O governo do Estado também enfrenta a crise. O projeto existe, continuo acreditando, mais continua esticando. Eu ainda vou ainda mais longe, cabe ver se ainda é viável o monotrilho”, avaliou Morando.

Promessas e adiamentos

A Linha 18-Bronze do Metrô está em debate na Região desde 2009. Na época, o então prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), chegou até a investir no projeto. Em 2014, o governo do Estado assinou o contrato da PPP (Parceria Pública Privada).

Ao apresentá-lo, em 2014, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) estimava concluir as obras até 2018. Depois dessa promessa, o prazo foi prorrogado para 2020, data que fica invabilizada com as avaliações mais recentes.

Em dezembro do ano passado, Alckmin chegou a dizer que esperava que em janeiro deste ano o projeto do metrô no ABCD finalmente destravasse.

A proposta da Linha 18 liga a Região do ABCD com a estação Tamanduateí (Linha 2-verde), passando por São Bernardo, Santo André e São Caetano. A obra é de 15,7 quilômetros com valor previsto de R$ 4,26 bilhões.

Mudança de projeto?

Não bastassem as dificuldades financiras para a realização do projeto, agora os sete prefeitos do ABCD decidiram propor uma mudança no projeto. Atualmente, a licitação feita em 2014 para a Linha 18 prevê a utlização de monotrilho. Agora os prefeitos da Região defendem a mudança da proposta. O problema é que os novos prefeitos inda não avaliaram qual é o melhor forma de transporte. Sem nenhum estudo detalhado, as alternativas ficam por conta das opiniões.

“É preciso fazer uma revisão para ver se não é compatível um novo modal viário e eficiente. É a minha opinião. Podemos substituir, por um projeto de metrô subterrâneo ou BLT (Transporte Rápido por Ônibus). Mas vemos com preocupação, pois os monotrilhos em São Paulo (Linhas 15 e 17) não avançam. Tenho uma audiência com o Clodoaldo (secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni) para conversar sobre isso. Vamos levar a proposta como Consórcio”, opinou o prefeito Orlando Morando.

Por Karen Marchetti - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.