DATA DA PUBLICAÇÃO 26/06/2010 | Setecidades
Metrô Leve no Grande ABC deve sair do papel
O projeto do Metrô Leve, que pretende ligar São Bernardo com a Linha Tamanduateí (linha verde do Metrô paulistano), recebeu aval preliminar do Governo do Estado. Os estudos de traçado e viabilidade, desenvolvidos no início do segundo semestre, foram encaminhados à Secretaria de Estado dos Transportes.
O Governo Federal já destinou R$ 27 milhões para a obra, que será licitada pelo governo estadual. Pela previsão inicial da prefeitura de São Bernardo, a intervenção deverá começar daqui a aproximadamente um ano e meio, no Bairro Alvarenga, ponto de partida do novo metrô. A intenção também é investir em um transporte monotrilho, considerado mais rápido e mais econômico que os demais.
A conversação inicial para implementação do projeto começou a ser feita no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, envolvendo os prefeitos das sete cidades da região. O debate tendeu para a construção de um monotrilho passando por São Bernardo e São Caetano até chegar à estação Tamanduateí, na região da Vila Prudente, em São Paulo.
Porém, no mês passado, a prefeitura de Santo André iniciou discussões para incluir a cidade no trajeto do transporte coletivo. “Se o Metrô Leve passará na divisa de São Bernardo e Santo André, mas não favorece ninguém da cidade, não ajuda muito. Se terá estações em diversos pontos de São Bernardo, por que não em Santo André? Queremos atender o maior número de pessoas possíveis”, justificou o prefeito Aidan Ravin.
A planta prevê estação próxima às Avenidas Senador Vergueiro e Lauro Gomes, na região do Rudge Ramos, em São Bernardo. Esse bairro faz divisa com o Jardim Bom Pastor, em Santo André, mas o perímetro não está incluso no roteiro traçado por técnicos que desenvolveram o projeto. O sistema deverá ter 23 quilômetros de extensão, 18 estações no total e capacidade para transportar 300 mil pessoas diariamente.
O Governo Federal já destinou R$ 27 milhões para a obra, que será licitada pelo governo estadual. Pela previsão inicial da prefeitura de São Bernardo, a intervenção deverá começar daqui a aproximadamente um ano e meio, no Bairro Alvarenga, ponto de partida do novo metrô. A intenção também é investir em um transporte monotrilho, considerado mais rápido e mais econômico que os demais.
A conversação inicial para implementação do projeto começou a ser feita no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, envolvendo os prefeitos das sete cidades da região. O debate tendeu para a construção de um monotrilho passando por São Bernardo e São Caetano até chegar à estação Tamanduateí, na região da Vila Prudente, em São Paulo.
Porém, no mês passado, a prefeitura de Santo André iniciou discussões para incluir a cidade no trajeto do transporte coletivo. “Se o Metrô Leve passará na divisa de São Bernardo e Santo André, mas não favorece ninguém da cidade, não ajuda muito. Se terá estações em diversos pontos de São Bernardo, por que não em Santo André? Queremos atender o maior número de pessoas possíveis”, justificou o prefeito Aidan Ravin.
A planta prevê estação próxima às Avenidas Senador Vergueiro e Lauro Gomes, na região do Rudge Ramos, em São Bernardo. Esse bairro faz divisa com o Jardim Bom Pastor, em Santo André, mas o perímetro não está incluso no roteiro traçado por técnicos que desenvolveram o projeto. O sistema deverá ter 23 quilômetros de extensão, 18 estações no total e capacidade para transportar 300 mil pessoas diariamente.
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