NOTÍCIA ANTERIOR
Alagamentos dobram em região da zona oeste de São Paulo após inauguração de shopping
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prefeitura prevê a construção de moradia popular em 11 quadras da Nova Luz
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/03/2011 | Geral
Metrô inaugura estação Butantã da linha 4-Amarela
Após seis anos do início da construção da linha 4 – Amarela do Metrô (Vila Sônia/Luz), a estação Butantã, na zona oeste da capital paulista, será inaugurada nesta segunda-feira (28). Esta é terceira parada da linha a ser aberta ao público. Inicialmente, ela vai funcionar das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira, incluindo feriados.

Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo, com a ativação desse trecho, a linha 4 passa a ter 5,2 km. Quando estiver totalmente pronta, em 2014, ela terá 12,8 km de extensão.

A estimativa é de que, a partir desta segunda, o usuário que sair da estação Butantã e seguir até a Paulista demore cerca de sete minutos para fazer o trajeto, incluindo a parada da Faria Lima. Um ganho de cerca de 23 minutos em seu deslocamento, uma vez que, de carro, o motorista enfrenta diariamente o trânsito sobrecarregado dos corredores das avenidas Vital Brasil, Rebouças e Eusébio Matoso.

De acordo com o Metrô, a demanda prevista para este trecho é de 700 mil passageiros por dia. Entre as inovações da linha 4, está a construção do primeiro túnel do metrô paulistano sob um rio. Entre as estações Pinheiros e Butantã, o usuário vai passar sob o rio Pinheiros.

Terminal de ônibus

Junto à estação Butantã também foi construído um terminal urbano de ônibus, projetado para atender linhas municipais e intermunicipais.

Na terça-feira (29), duas linhas de ônibus já começam a operar na estação. A 8012/10 "Metrô Butantã - Cidade Universitária" vai funcionar das 8h às 15h, em sistema circular, e haverá a integração da linha 7458/21 "Estação da Luz - Butantã", passando a denominar-se 7458/21 "Metrô Butantã - Estação da Luz".

Cronograma

De acordo com o governo do Estado, a próxima estação a ser inaugurada é a Pinheiros, com previsão de abertura em maio deste ano. A ativação desta parada vai permitir a integração da linha 4 – Amarela com a linha 9 - Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). E, até o final deste semestre, a linha 4 deve funcionar no horário integral, das 4h40 à meia-noite.

No segundo semestre, devem ser entregues mais duas estações: República e Luz. A primeira dessas paradas vai permitir a integração com a linha 3 – Vermelha e a segunda com a linha 1 – Azul e as linhas linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM.

A previsão de conclusão da linha Amarela é 2014. Até lá, serão abertas as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.