NOTÍCIA ANTERIOR
Ônibus escolar se livra do uso obrigatório da cadeirinha
PRÓXIMA NOTÍCIA
Novo trecho do metrô recebe cerca de 8.000 pessoas no primeiro dia de funcionamento
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/05/2010 | Geral
Metrô de SP inaugura linha Amarela às 12h desta terça
Após dois meses de atraso, a linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo será aberta ao público às 12h e funcionará até as 15h desta terça-feira (25). Nas próximas semanas, o paulistano poderá circular, gratuitamente, entre as estações Paulista e Faria Lima em um tempo de aproximadamente quatro minutos.

Uma das novidades na linha 4-Amarela é que os trens se locomovem sem a presença de um condutor. Todas as funções do metrô são comandadas à distância por controladores. Os carros são programados para manter a velocidade dentro do limite permitido, parar no local exato da plataforma e abrir as portas do lado correto automaticamente.

A partir de quarta-feira (26), a linha 4-Amarela funcionará das 9h às 15h, em “operação assistida”. Trata-se de uma fase de teste com passageiros, fora do horário de pico. O consórcio ViaQuatro, que vai operar o ramal, estima que nesse horário cerca de mil pessoas utilizem as duas estações da linha 4. Segundo o Metrô, a previsão é de que o horário seja expandido para o padrão de toda a rede quando inaugurarem as próximas estações, entre o final de 2010 e o início de 2011.

A viagem será gratuita nas próximas semanas e ainda não há um prazo definido para que a passagem comece a ser cobrada.

Diferentemente das outras linhas do metrô paulista, a Amarela será administrada em uma parceria público-privada. Nos próximos 30 anos, a linha será operada pelo consórcio Via Quatro.

As obras da linha 4 começaram em abril de 2004. A previsão inicial era de que a primeira fase ficasse pronta até 2008. Mas problemas com desapropriações de imóveis e o desmoronamento da estação Pinheiros - em janeiro de 2007, matando sete pessoas - atrasaram as inaugurações.

Após Paulista e Faria Lima, a previsão é de que quatro novas estações sejam abertas entre o final de 2010 e o início de 2011: Luz, República, Pinheiros e Butantã.

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.