NOTÍCIA ANTERIOR
Lula sobrevoa áreas afetadas pelas chuvas em SC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Em SP, 25 de Março tem ''escolta'' para compras
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/11/2008 | Geral
Metrô de SP inaugura hoje mais uma obra de arte
O projeto Arte no Metrô começou há exatos 30 anos, quando a Estação Sé, no centro de São Paulo, entrou em funcionamento. As três primeiras obras a serem expostas ali, integrando o acervo permanente da companhia, foram as esculturas Garatuja, de Marcelo Nitsche; uma sem título, de Alfredo Ceschiatti; e um mural de Renina Katz, também sem nome. Hoje, o acervo que reuniu 85 obras, ganha mais uma peça: o painel Gente, Viagem, Mente, da artista plástica Leilah Costa, na Estação Vila Mariana.

No início, o Metrô comprava as obras. Do começo dos anos 90 para cá, o interesse dos artistas em ter uma criação exposta no metrô paulistano, por onde circulam 3,3 milhões de pessoas por dia, passou a falar mais alto. "Eles procuram a companhia com um projeto, que é submetido a uma comissão especializada", conta Gibson. "Se aprovado, o artista fica livre para doar a obra ou viabilizá-la mediante patrocínio."

Atualmente, 31 das 55 estações em funcionamento contam com obras em exposição. Participam do projeto 61 artistas. Obras de Claudio Tozzi podem ser admiradas nas Estações Barra Funda (Movimento) e Sé (Colcha de Retalhos). Tomie Ohtake, na Consolação (Quatro Estações). Aldemir Martins na Tatuapé (Inter-Relação Entre o Campo e a Cidade) e Wesley Duke Lee na Trianon-Masp (Um Espelho Mágico da Pintura no Brasil).

Por Diário Online - AE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.