NOTÍCIA ANTERIOR
Polícia do Rio de Janeiro é a que mais mata no mundo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Liminar da Justiça dá a homem o direito de evitar bafômetro
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/07/2008 | Geral
Metrô de SP atinge padrão internacional de segurança
O Metrô de São Paulo reduziu em 85% o índice de ocorrências policiais registradas nas estações para cada milhão de passageiros em pouco mais de dez anos. No primeiro semestre deste ano, foram 579 casos notificados e, com esse número, a companhia atinge pela primeira vez o padrão internacional em segurança para o sistema metroviário de, no máximo, 1,5 ocorrência para cada milhão de usuários. Em 1998, os 6,5 mil casos policiais nas estações equivaleram a 9,7. O ano passado fechou com 1,6 mil registros de violência (1,9).

"Trabalhamos hoje com base em fatos e dados. Avaliamos tudo o que aconteceu na semana anterior e discutimos com a equipe", afirmou o chefe do Departamento de Segurança, José Luiz Bastos. Para ele, essa estratégia fez a diferença no período de redução das ocorrências. Ter controlado as brigas de torcedores em dias de jogos de futebol é um dos orgulhos. "Pensamos até em apresentar esse exemplo em congressos internacionais", disse.

No primeiro semestre deste ano, foram registrados em média dois casos de furto e roubo por dia. Esse número já foi maior: em 2004, eram quase cinco. A queda foi possível com o aperfeiçoamento da segurança. Imagens geradas por 860 câmeras são acompanhadas em tempo real por três funcionários, gravadas e arquivadas por sete dias. Até o fim do ano, o Metrô pretende investir mais R$ 20 milhões em segurança.

Estações - Hoje, porém, um dos maiores desafios é reduzir a violência em cinco estações do sistema: Sé, Barra Funda, Tatuapé República e Paraíso. Dos 58 pontos de embarque e desembarque, essas respondem por quase metades das ocorrências policiais. E furto e roubo somam 48% dos registros. Segundo o Departamento de Segurança, os números refletem a quantidade de passageiros que circulam pelas estações e a situação externa dos locais, em regiões centrais e de alto movimento.

A Sé concentra 18% das ocorrências policiais; a Barra Funda, 9%; Tatuapé, 7%; República, 5%; e a Estação Paraíso, 3%. Pelas catracas dessas estações passam cerca de 20% dos passageiros dos sistema metroviário de São Paulo por dia.

Por Diário Online - AE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.